A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu em 2018 pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) 71 patentes criadas por seus pesquisadores, professores e cientistas. As patentes são registros de invenções que garantem a originalidade e protege contra cópias não autorizadas.

(Fonte: Relatório de Atividades 2018 da Agência de Inovação Inova Unicamp)

Entre as patentes concedidas em 2018, está um processo para criação de um sensor biodegradável que detecta rapidamente alimentos impróprios para o consumo, desenvolvido sob responsabilidade da professora Telma Franco, da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp.

Outra patente das 71 que foram concedidas em 2018 está no campo da difusão sonora, desenvolvida pelo professor José Augusto Mannis do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. Trata-se de um conhecimento geométrico que pode ser usado na arquitetura e construção civil, oferecendo conforto ambiental com controle de ruídos.

Além de receber o registro final de 71 patantes, em 2018, a Unicamp também desenvolveu 72 novos pedidos de patentes que serão analisadas pelo INPI e poderão ser concedidas nos próximos anos. (Com informações de divulgação)