Na próxima sexta-feira, 12, às 20h, a peça “Terrenal – Pequeno Mistério Ácrata” será apresentada no Teatro do Sesc Campinas.

(Foto: Divulgação – @terrenalespetaculo )

O espetáculo é baseado na história bíblica de Caim e Abel, dois irmãos que vivem às brigas competindo tanto pela atenção do “pai” quanto pela propriedade.

Por meio de uma linguagem cênica que prioriza a comicidade, a tragicomédia e a metateatralidade, Terrenal poetiza sobre a história de ódio entre dois irmãos, e aponta, em um pano de fundo, conflitos sociais. O texto bíblico do livro de Gênesis narra o que é considerado o primeiro assassinato do mundo, mas a peça vai além – usa esta potência do conflito para falar de assuntos contemporâneos que envolvem justiça, riquezas e visão de mundo.

Em um fracassado loteamento, Caim e seu irmão Abel desenvolvem uma versão conturbada do mito bíblico: a dialética história entre o sedentário e o nômade, entre um Caim dono de um sítio, produtor de pimentões reputados, e um Abel vagabundo, que sobrevive vendendo isca viva aos pescadores da região. Dois irmãos em peleja que compartilham um mesmo terreno baldio dividido e que jamais poderão construir uma morada comum.

O texto original é de Mauricio Kartun – considerado um dos mais importantes dramaturgos da Argentina e uma referência no teatro latino-americano. Terrenal foi traduzido para o português por Cecília Boal, viúva de Augusto Boal, principal liderança do Teatro de Arena (SP) na década de 1960. Desde a sua estreia em terras portenhas em 2014, Terrenal tem se mostrado um fenômeno da cena teatral independente da Argentina.

Com Celso Frateschi, Sérgio Siviero, Dagoberto Feliz e Demian Pinto.

Os ingressos variam de R$ 5 a R$ 17 e podem ser adquiridos nas Unidades ou pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)