A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas realiza no próximo dia 3 de maio, sexta-feira, às 10h, um ensaio aberto e, às 20h, um concerto na PUC-Campinas. No dia 4 de maio, sábado, às 20h, a apresentação será na Igreja de Santana, em Pedreira.

(Foto: Arquivo PMC)

A regência será do maestro Erich Lehninger, natural da Alemanha, onde mantém uma agenda como solista e camerista, que o levou dos Estados Unidos até a China. Também atuou como solista com importantes orquestras no Brasil e no exterior.  

No programa, músicas do compositor Georg Friedrich Händel: Música Aquática, Suíte Nº 1, Fá maior; Música Aquática, Suíte Nº 3, sol maior e Música Aquática, Suíte Nº 2, ré maior. Esta peça é uma coleção de movimentos orquestrais, frequentemente divididos em três suítes. Sua estreia se deu em 17 de julho de 1717, após o rei Jorge I  encomendar um concerto  para ser executado sobre o rio Tâmisa. O concerto foi executado originalmente por cerca de 50 músicos, situados sobre uma barca nas proximidades da barca real, a partir da qual o monarca escutava a peça com seus amigos mais próximos, incluindo Anne Vaughan, Duquesa de Bolton, a Duquesa de Newcastle, a Condessa de Darlington, Condessa de Godolphin, Madame Kilmarnock e o Earl das Órcades. O rei Jorge teria gostado tanto das suítes que pediu a seus músicos, já esgotados, que tocassem por três vezes durante o tempo do percurso.  (Carta Campinas com informações de divulgação)

Data: 3 de maio, às 20h, Concerto na PUC-Campinas, Campus I Auditório João Gilberto – Rua – Professora Ana Maria Silvestre Adade, no Parque das Universidades, Campinas

Data: 4 de maio, às 20h na Igreja de Santana Rua – Siqueira Campos, 117, Centro, Pedreira, Entrada gratuita