A Superintendência da Polícia Federal no Paraná, onde Lula está preso há 1 ano numa sala improvisada em arranjo feito por Sergio Moro, desrespeitou decisão do Supremo Tribunal Federal ao impedir que dois jornalistas entrevistassem o ex-presidente na quinta (25).

(imagem ilustrativa – sind aeroportuarios)

Florestan Fernandes Jr. (El País) e Mônica Bergamo (Folha) entraram na Justiça para obter autorização para entrevistar Lula há 8 meses, durante a disputa presidencial. Na semana passada, o ministro Dias Toffoli liberou o acesso da imprensa ao petista.

Mas, segundo informações da assessoria de Lula, a PF não quer que o ex-presidente conceda entrevistas a vários veículos.

A PF determinou a realização de uma única coletiva de imprensa, para “jornalistas convidados” por ela própria, que não poderão para fazer perguntas ao ex-presidente.

“A decisão viola primeiro a decisão do Supremo, já que as entrevistas devem acontecer com anuência do ex-presidente, e também os jornalistas, a prática e a ética jornalística ao permitir que profissionais de outros veículos assistam entrevistas exclusivas para outras publicações e publiquem antes uma entrevista pela qual os outros veículos lutaram na justiça por meses”, diz a assessoria defesa de Lula.

A assessoria de Lula afirma que o petista “encontra-se a disposição para dar entrevista para a Folha de S. Paulo e para o El País, conforme decisão obtida por eles junto ao Supremo Tribunal Federal.” (Do GGN)