No próximo dia 2 de maio, quinta-feira, a cantora e compositora francesa Laure Briard se apresenta no Jardim do Galpão do Sesc Campinas.

(Foto: Lisa Boostani)

Aclamada por críticos e com um estilo batizado de “Yeyé Psicodélico”, a francesa Laure Briard começou na música em 2005. Acompanhada de músicos do Hierofante Púrpura e pela baterista Larissa Comforto, Laure apresenta “Coração Louco”, trabalho gravado no Brasil e cantado em português.

Já se passaram cinco anos desde que a cantora francesa Laure Briard começou a sua jornada musical guiada pelo pop inspirado nos anos 60 e pelo rock psicodélico que a inseriu na cena de música lo-fi francesa. Nesse meio tempo, ela se apaixonou pelo Brasil, compôs canções em português, lançou o EP Coração Louco (Midnight Special Records – 2018), produzido por Benke Ferraz (Boogarins), fez uma mini-tour pelo Brasil e agora está voltando em Maio para novos shows no país.

Quem acompanha Laure nestes shows é uma banda que conta com Larissa Conforto (ex-Ventre), Danilo Selvagi e Helena Rosa, ambos do Hierofante Púrpura, e o tecladista francês Vincent Guyot.

(Foto: Annabelle Fadat)

Coração Louco

A jornada de Laure Briard tomou um rumo inesperado quando, em 2017, enquanto tocava no aclamado festival americano SXSW, conheceu a banda brasileira Boogarins. Foi amor à primeira vista. Laure e a banda imediatamente começaram a trocar figurinhas e tocaram juntos no México poucos meses depois.

Logo em seguida, Benke Ferraz, guitarrista do grupo brasileiro, a convidou para fazer uma turnê no Brasil em 2017, foi aí que surgiu a idéia de Laure gravar um disco em português, que acabou sendo lançado ano passado com o título Coração Louco. A gravação do EP contou com o apoio do Bureau Export, e Laure veio novamente para o Brasil, mais precisamente para Mogi das Cruzes, no Estúdio Mestre Felino.

Composto todo em português, o trabalho traz uma mistura nada óbvia do pop épico dos trabalhos anteriores de Laure e do que chamou sua atenção no Brasil. A produção e mixagem, assinadas por Benke, não deixa transparecer de maneira imediata a influência da música brasileira no trabalho. Apesar de harmonias e ritmos brasileiros serem notados, o disco segue por caminhos inesperados, com longas improvisações e experimentos eletrônicos.

Un peu plus d’amour s’il vous plait

De volta a Paris, a cantora lançou no começo de 2019, o francês Un peu plus d’amour s’il vous plait (Midnight Special Records). Da solidão de um marinheiro à uma separação ou sobre andar por aí descuidadamente, Laure Briard canta sobre personagens atormentados que sofrem  por viverem uma poesia em um dia-a-dia mundano. Briard apresenta um álbum com vários tons dentro de uma dimensão esotérica, o que pode fazer com que alguns se lembrem do clássico Their Satanic Majesties Request, dos Rolling Stones.

A cantora e compositora francesa começou a trabalhar no universo da música em 2005. Seu primeiro EP, Chante la France, no entanto, veio a ser lançado apenas no ano de 2013 com a ajuda de Julien Barbagallo, do Tame Impala, e publicado pelo selo Tricatel. Em 2016, ela voltou ao estúdio onde trabalhou no disco Sur La piste de danse (Midnight Special Record/ Burger Records).

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)