A partir do dia 25 de abril, as salas expositivas da Estação Cultura vão receber a mostra “Arte que nos une”, com obras dos artistas Claudia Orlandini, Lucia Piantoni e Tiago Cesar.

Obra de Lúcia Piantoni

Linguagens e técnicas diferentes se reúnem em torno da arte, o laço comum que os une. Os trabalhos aparecem interligados pelo seu caráter emocional, presente nas obras impregnadas de memórias.

Tiago César traz retratos com rostos em acrílicos e esculturas, suas obras têm como característica traços enérgicos e cores vibrantes.

Claudia Orlandini vai expor bordados com formas arredondadas e oscilantes, como ondas que vão e vem. Seu trabalho está muito ligado à busca do encontro com a energia da criança interior.

Lúcia Piantoni traz desenhos e pinturas que retratam o balé e a dança, tema tão presente em sua formação e atuação como bailarina em Campinas. “A dança é parte de quem sou, e nessa exposição eu interpreto através dos meus desenhos”.

Bailarina e professora de formação, a artista Lúcia Piantoni sempre teve as artes plásticas como paixão que ressurgia a cada momento de sua vida.

Obra de Tiago César

Nos últimos anos assume as artes plásticas como sua principal atividade e desde então dedica-se a desenhos e esculturas, tendo sempre o corpo humano e o movimento como seu principal foco de interesse.

Nessa exposição, Lúcia reúne seus estudos recentes em técnicas variadas, incorporando o ballet e seus encantos como linha condutora de seus pensamentos e sua perspectiva de vida.

Formada em Artes Plásticas pela PUC Campinas, Claudia Orlandini desenvolve seu trabalho em argila (esculturas), desenhos em lápis de cor, pintura em tecido e bordado à mão.

Em 2015 expôs individualmente pela primeira vez , na Casa de Cultura, na cidade de Matão-SP, (onde morou na infância). A exposição chamava- se “A menina de Dentro” onde apresentava o contexto e a trajetória da sua criança interior, traduzidos em telas, bonecas de pano e em outros objetos.

Tem participado de exposições coletivas em Campinas onde se nota em seus trabalhos a presença constante de cores vibrantes, movimentos ondulados e linhas sinuosas.

Tiago César começou a desenhar quando ingressou na faculdade de arquitetura. O Desenho, Pintura e a Escultura fazem parte da vida do artista que encontra neles a sua forma de expressão e realização.  Os cursos de pintura e também os experimentos autodidatas fizeram o artista seguir o caminho da criação nas tintas e no desenho. Em 2015, aprimora seus traços para desenho humano e caricatura. Em sua trajetória, Tiago César possui exposições e algumas premiações e participações em Salões de Artes do Estado de São Paulo.

Obra de Claudia Orlandini

A mostra que tem curadoria do artista João Bosco é uma ação conjunta entre a Coordenadoria de Ação Cultural, Ateliê da Estação e a Usina Geradora.

O Ateliê da Estação faz parte do projeto de gestão da Estação Cultura por meio do Laboratório de Produção Cultural em parceria com a Rede Usina Geradora. É um espaço coletivo de criação, formação e convivência entre artistas plásticos, agentes culturais, educadores, usuários e profissionais da saúde mental e o público em geral e funciona no túnel 1 da plataforma e na sala 8 da Estação Cultura.

A Usina Geradora de Cultura é uma rede formada por 11 coletivos artísticos, que atua na cidade de Campinas e região. A rede já foi premiada pelo Ministério da Cultura por seu trabalho desenvolvido desde 2014 na gestão compartilhada da Sala dos Toninhos, do Vagão dos Bonecos e Ateliê da Estação. (Carta Campinas com informações de divulgação)

 “Arte que nos Une”

Curadoria: João Bosco

Expositores: Claudia Orlandini, Lucia Piantoni e Tiago Cesar

Abertura: 25 de abril de 2019

De 25 de abril a 13 de maio

De segunda a sábado das 9h às 21h, Domingos e feriados das  10h às 20h

Local: Salas de Exposição na Estação Cultura, localizadas na plataforma da Estação

Endereço Praça Marechal Floriano Peixoto, S/N

Entrada Estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial – Rua Francisco Teodoro, 1050