.Por Susiana Drapeau.

A entrevista que o ex-presidente Lula concedeu na prisão de Curitiba aos jornais Folha de S. Paulo e El País é uma metáfora do Brasil. A entrevista deixou claro que no Brasil reina a loucura e a lucidez está aprisionada.

(foto ricardo stuckert – instituto lula)

O mais impressionante na entrevista de Lula é a sensatez e racionalidade arrebatadora.

E é isso que mais desmascara a extrema-direita. O ódio a Lula é o ódio à razão, à ponderação, ao equilíbrio.

O zen-budismo de Lula é revoltante.

O Brasil vive uma profusão de loucuras desde a campanha presidencial, é o lado do cérebro que simplesmente sente, odeia, ama, deseja, grita, urra!

É nesse campo que trabalha a narrativa da extrema-direita. Uma narrativa que obteve sucesso eleitoral justamente com a união ao evangelismo, porque também é nesse campo que se estrutura a sedução religiosoa, da salvação, da fé incondicional.

Lula, depois de tudo que passa e passou, a morte da mulher, do irmão e do neto, de dentro da prisão, conseguiu ser lúcido, racional, claro, objetivo. E isso, para a extrema-direita, é inaceitável, é intragável, é demolidor.

Lula, em nenhum momento, se deixou levar pelo ódio. Mas ele é um ser humano e disse que trabalha isso diariamente. Lula luta diarimente com seus próprios fantasmas, seu ódio, suas angústias dentro da prisão.

Como Ulisses de Homero, Lula luta incansavelmente contra o canto sedutor da narrativa fascista. Talvez por isso tenha se lembrado de outro Ulisses, o Guimarães.

Para ele, Bolsonaro é simplesmente um político, tratou Bolsonaro como um mero político, simples assim. Não ofendeu, não atacou de forma baixa, mas combateu como um adversário político, como uma corrente política que vai prejudicar a população pelas decisões políticas que toma, pela insanidade que jorra dos ministros do governo.

E foi assim que Lula tratou todos os temas, analisou o cenário nacional e internacional. E impressionou não pelo sentido, mas pela forma. A forma lúcida, assintosamente lúcida.

O que Lula nos diz sem dizer é que só a racionalidade pode iluminar as trevas que se abateram sobre o Brasil.

Não é #Lula Livre, é #Lula Lúcido.

Comprove: