No dia 24 de abril, quarta-feira, às 18h30, no Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas (R. Dr. Quirino, 560) será exibido o documentário “Cubanas – Mulheres em Revolução”.

Dirigido por Maria Torrellas, o filme retrata o papel das mulheres no processo revolucionário cubano. Pelo documentário desfilam heroínas como Vilma Espin, Celia Sánchez e Haydée Santamaria. A diretora faz um percurso que chega até nossos dias, entrevistando trabalhadoras manuais, médicas, cientistas, artistas e militantes sociais.  Aborda temas que vão desde o movimento de alfabetização, à resistência ao bloqueio estadunidense, à batalha cultural, até as marchas LGBTI em defesa da diversidade sexual.

Para a apresentação do filme e o comando do debate, o evento terá a presença de Carmen Dinis, coordenadora do Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba. O evento está sendo organizado pelo Coletivo José Martí de Solidariedade a Cuba, pela Marcha Mundial de Mulheres e pelo Cineclube Outubro. (Carta Campinas com informações de divulgação)