“A Cabeça da Cassandra”, uma Instalação Sonoro-Performativa, será apresentada no próximo dia 5 de maio, domingo, às 19h, no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo.

(Foto: Divulgação)

“A Cabeça da Cassandra” é uma obra interlinguagens que flerta com os territórios da performance, do teatro, das artes sonoras, da música, das artes visuais e da filosofia, borrando as fronteiras entre as linguagens. Trata-se de uma instalação sonoro-performativa que quer convidar o público a penetrar na fenda aberta pela machadinha grega na cabeça da profetisa troiana.

Cassandra – arquétipo de mulher política interditada, que diz a verdade alertando para o fim próximo de sua etnia, sua cultura e língua, à custa da própria vida –, está morta. Com as vozes de mulheres “Cassândricas” como Marielle Franco e outras tantas que arriscaram, arriscam e, por vezes, perdem a vida pelo direito de dizer o que deve ser dito, a obra convida o público a entrar na cabeça da troiana para ouvir seus últimos pensamentos.

A sala de espetáculos do Espaço Cultural Casarão receberá a obra que propõe uma atualização deste mito usando recursos de espacialização sonora. A iluminação ficará a cargo exclusivamente do público feminino que poderá escolher quando, como e o que iluminar enquanto a performance ocorre.

As primeiras 35 mulheres do público a chegarem receberão lanternas e com elas a incumbência de gerar as visualidades da obra. A Instalação com coautoria do músico Pedro Sollero, é fruto da pesquisa de doutorado da performadora Aline Nunes, e contou com a orientação acadêmica de Grácia Navarro. Após a execução, os performadores convidam o público para uma conversa sobre a obra.

No dia 3 de maio, às 12h, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas, a performer e pesquisadora Aline Nunes também executará em espaço público o Programa Performativo “Mulher de vestido vermelho
raspa a cabeça em praça pública”.

Ambas as apresentações são gratuitas. No Casarão, as senhas serão distribuídas a partir das 18 horas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha técnica

Performadores: Aline Nunes e Pedro Sollero

Orientação de Pesquisa: Grácia Navarro

Instituições envolvidas na pesquisa: Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Unicamp; Programa de Pós-Graduação em Música da ECA-USP; Centro de Formação em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB – Porto Seguro – BA)

Duração: 50 minutos

Classificação etária: 16 anos

Apresentação única e gratuita: dia 5 de maio, domingo, às 19 horas. Senhas serão distribuídas a partir das 18 horas.

Lotação: 80 pessoas