O vereador Carlão do PT, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campinas, afirmou que sentença da juíza Lissandra Reis Ceccon, da 5ª Vara Criminal de Campinas, configura racismo e é discriminatória.

(foto divulgação ass. camara)

uma sentença, a juíza escreveu que “o réu não possui estereótipo padrão de bandido, possui pele, olhos e cabelos claros, não estando sujeito a ser facilmente confundido”. A juíza seguiu o entendimento da testemunha que reconheceu o acusado por entender que ele ‘não era igual aos outros bandidos’.

O vereador enviou ofício ao Corregedor Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco referente à declaração da Juiza Lissandra Reis Ceccon da 5° Vara Criminal de Campinas.

“Essa é uma atitude que se configura como racista e discriminatória pois pressupõe que os criminosos têm pele, cabelo e olhos escuros, ou seja, são negros”, comentou o vereador.

No documento solicita ao Desembargador que tome as providências cabíveis e pede ainda agendamento de reunião com ele, juntamente com entidades de defesa dos Direitos Humanos e Combate ao Racismo para tratar desse assunto. (Com informações de divulgação)