Pesquisa desenvolve película para embalagem comestível sabor morango, maracujá e pimentão

Presquisadores brasileiros desenvolveram uma película para embalagem comestível de sabores de maracujá, morango, mamão e pimentão. A película é resultado de mais de uma década de pesquisas no Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA).

(foto samuel vasconcelos – embrapa)

A pesquisa surgiu da necessidade de reduzir as perdas de frutas e hortaliças no Brasil, que gira em torno de 40% do total produzido. Antes a pesquisa usava apenas a polpa da fruta para produzir a embalagem, nessa etapa de desenvolvimento, praticamente tudo foi aproveitado, incluindo a casca.

“A proposta é o reaproveitamento de frutas e hortaliças, em formato de película, para servir como alimento e aumentar o tempo de vida desses produtos em até dois anos”, diz o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Instrumentação, o engenheiro de materiais José Manoel Marconcini.

As películas comestíveis serão apresentadas na Anufood Brazil, uma feira de negócios exclusiva para o setor de alimentos e bebidas. No evento, que será realizado de 12 a 14, no São Paulo Expo, serão apresentadas embalagens comestíveis de sabor morango, maracujá, mamão e pimentão,

Recent Posts

Agência-café chega à Unicamp

Espaço no campus reúne coworking, cafeteria e atendimento financeiro em ambiente aberto à comunidade acadêmica…

3 hours ago

Sala dos Toninhos recebe treino aberto de Ballroom com Stacy Odara

Stacy Odara (imagem belíssima cassa de odara) A Sala dos Toninhos recebe nesta quinta-feira 12…

4 hours ago

Solo de teatro ‘Belmira’ traz para o centro da cena a violência nas escolas

(foto brendo trolesi - divulgação) A peça “Belmira” chega ao palco do Sesc Campinas na…

4 hours ago

Campinas terá torcida coletiva pelo Brasil no Oscar com transmissão ao vivo, curta e pipoca

(foto divulgação) No domingo, 15 de março, o espaço Paulistânia Desvairada, em Campinas, promove uma…

4 hours ago

Senado aprova o fim da lista tríplice para escolha de reitor das universidades

(foto senado federal) Uma vitória da ciência e da autonomia universitária contra o autoritarismo. O…

16 hours ago

Pensador Michael Löwy faz palestra em evento na Unicamp

(imagem reprodução) A ADunicamp sediará, no dia 11 de março, o seminário “Intelectuais, Sociedade e…

20 hours ago