Presquisadores brasileiros desenvolveram uma película para embalagem comestível de sabores de maracujá, morango, mamão e pimentão. A película é resultado de mais de uma década de pesquisas no Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA).

(foto samuel vasconcelos – embrapa)

A pesquisa surgiu da necessidade de reduzir as perdas de frutas e hortaliças no Brasil, que gira em torno de 40% do total produzido. Antes a pesquisa usava apenas a polpa da fruta para produzir a embalagem, nessa etapa de desenvolvimento, praticamente tudo foi aproveitado, incluindo a casca.

“A proposta é o reaproveitamento de frutas e hortaliças, em formato de película, para servir como alimento e aumentar o tempo de vida desses produtos em até dois anos”, diz o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Instrumentação, o engenheiro de materiais José Manoel Marconcini.

As películas comestíveis serão apresentadas na Anufood Brazil, uma feira de negócios exclusiva para o setor de alimentos e bebidas. No evento, que será realizado de 12 a 14, no São Paulo Expo, serão apresentadas embalagens comestíveis de sabor morango, maracujá, mamão e pimentão,