Em São Paulo – “Seguir a luta e o compromisso com a liberdade das pessoas LGBTQI+ de existir neste mundo da maneira que desejarem”. Nas palavras do coletivo Toda Deseo essa é a tônica da obra SER – experimento para tempos sombrios, em cartaz no Sesc Consolação de 11 de março a 16 de abril, às segundas e terças, às 20h, no Espaço Beta da unidade.

(Foto: Felipe Chimicatti)  

Misturando Butô (expressão corporal artística japonesa) e Vogue (dança moderna surgida nas comunidades afro-americanas), SER traça um paralelo entre a história dos corpos na historiografia do teatro, a formação e criação do universo e o reconhecimento do ser humano enquanto prisma. Em suma, a obra é uma experiência poético-performática sobre o corpo e as suas possibilidades, em defesa da igualdade de todas e todos.

SER é um trabalho solo de Rafael Lucas Bacelar, que convidou Alexandre de Sena (Grupo Espanca) para direção e, juntos, criaram a estrutura cênica que sugere e reconhece outras realidades, formas e significações. Na construção da dramaturgia, para além da linguagem, David Maurity, integrante do coletivo, teve como colaborador Márcio Abreu (companhia brasileira de teatro).

A companhia TODA DESEO é um coletivo de artistas fundado em 2013, em Belo Horizonte/ MG. Sua pesquisa é voltada para novas formas de ocupação teatral e para a criação contemporânea a partir de questões relacionadas a identidades de gênero e à orientação sexual.

Entre suas principais realizações estão No Soy Un Maricón (2013), Corpos que não importam (2014), Campeonato Interdrag de Gaymada (2015), Nossa Senhora (2016), Ser – experimento para tempos sombrios (2016) e GLÓRIA (2018)

Mantendo todo seu repertorio ativo, a companhia realiza intercâmbio com múltiplos artistas, como Alexandre de Sena/Espanca!, Raquel Castro, Márcio Abreu/companhia brasileira de teatro, Daniel Toledo/TAZ. Em 2015 e 2016 a companhia recebeu o prêmio de Direitos Humanos e Cidadania LGBT por sua atuação de destaque em ocupação pública. (Carta Campinas com informações de divulgação)

SER – experimento para tempos sombrios
Com Companhia Toda Deseo
De 11 de março a 16 de abril, segundas e terças, às 20h
Espaço Beta (3º andar)
Não recomendado para menores de 18 anos 
R$ 6 a R$ 20

Atuação: Rafael Lucas Bacelar
Direção: Alexandre de Sena
Dramaturgia: David Maurity
Colaboração dramatúrgica e pesquisa: Márcio Abreu
Trilha Sonora: Davi Fonseca e Lucas Oliveira
Coreografia: Gui Augusto
Cenário: Moisés Sena
Técnico de som e luz: Akner Gustavson
Produção: Érica Hoffmann

Sesc Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo
Informações: (11) 3234-3000
Transporte Público: Estação Mackenzie do Metrô – Linha 4 – Amarela 
sescsp.org.br/consolacao
Facebook, Twitter e Instagram: /sescconcolacao