Dia 23 de março, a partir das 10h, o grupo Academia João Pequeno de Pastinha (AJPP-CECA) realizará atividades de oficina e roda de capoeira na Sala dos Toninhos – Estação Cultura. Estas atividades visam celebrar a formatura de duas Mestras de capoeira angola, bem como a abertura do trabalho tradicional do grupo e a formação de uma Orquestra Feminina de Berimbau na cidade, que serão conduzidos pela Professora Simone Nogueira.

(Foto: acervo pessoal do grupo)

A formatura da Mestra Dedê (Andressa Siqueira/São Paulo), da Mestra Rosinha (Rosa Simões/Bauru) e da Professora Simone Nogueira (Campinas) aconteceu em 19 de Janeiro de 2019, na Associação Brasileira de Capoeira Angola em Salvador – BA, com presença de renomados Mestres como Pelé da Bomba, Zé do Lenço, Roberval, Ciro e Faísca. Essa conquista feminina se deu durante o Encontro Internacional de Capoeira Angola do grupo AJPP/CECA organizado por Mestre Pé de Chumbo, que transmite os ensinamentos e legado do Mestre Pastinha e do Mestre João Pequeno. Personagens marcantes da história mundial da capoeira.

A proposta é que o trabalho do grupo AJPP-CECA siga as orientações tradicionais de Mestre João Pequeno de Pastinha: “capoeira é para homem, menino e mulher, só não aprende quem não quer!”. Portanto, será aberto a todos e todas interessadas. Já a Orquestra Feminina de Berimbau, constitui um trabalho inovador e voltado exclusivamente para mulheres. O objetivo do processo é criar um espaço acolhedor para mulheres capoeiristas ou não se expressarem e trocarem experiência por meio da musicalidade da capoeira.

O evento de abertura desses trabalhos em Campinas será dia 23 de março e contará com a presença de Mestre Pé de Chumbo, Mestre Jurubeba, Mestra Dedê e Mestra Rosinha, além de outros formados do grupo Academia João Pequeno de Pastinha. (Carta Campinas com informações de divulgação)

PROGRAMAÇÃO DO DIA 23/03:

10h-13h – Oficina de musicalidade e movimentos com Mestre Pé de Chumbo ($40)

16h- 18h – Performance: “Me gritaram negra” com #Trupe do Interior e Roda de Capoeira para apresentação dos mestres e mestras do AJPP-CECA (gratuito)

A Orquestra Feminina de Berimbau terá ensaios todas as terças, das 19h às 21h, na Sala dos Toninhos – Estação Cultura. Inscrições estão abertas até 25 de março no link https://bit.ly/2C3Z5sY

O trabalho do grupo AJPP-CECA será desenvolvido às segundas e quartas, das 19h às 21h, na Sala dos Toninhos – Estação Cultura. As inscrições estão abertas até 25/04/19 no link http://twixar.me/5k23. S

Abertura dos Trabalhos da Academia João Pequeno de Pastinha / CECA-Campinas

Quando: Sábado (23/03), a partir das 10h

Onde: Estação Cultura – Sala dos Toninhos e Toninhas  ( R. Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial, Campinas )

Quanto: Entrada R$ 40,00