Poderá ser vista no CIS Guanabara de 15 a 31 de março a mostra “Recorpo Reluz”, da artista visual e fotógrafa Juliana Engler. Na exposição, as imagens de corpos em movimento alimentam e realimentam a poética da artista. O vernissage acontece nesta quinta, 14, às 19h. O projeto foi contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC).  

As fotografias são de expressões corporais de manifestações populares como candomblé, jongo, congada e festa junina e da dança contemporânea. Os ensaios foram feitos no Museu da Imagem e do Som de Campinas, na Estação Cultura, no Cemitério da Saudade e em festas populares da cidade.

As imagens de expressões corporais são capturadas tanto em momentos extraídos de manifestações populares como candomblé, jongo, congada e festa junina, quanto em gestos da dança contemporânea. Elas são impressas em adesivos transparentes colados sobre vidros, que são montados em estruturas de madeira de forma e tamanho variados, instalados em cantos, em mesas, no chão. O suporte desloca o olhar e duplica a imagem.  

“Esse jogo entre a imagem, o suporte-objeto e uma nova fonte de luz recria os movimentos e os corpos. E dá ao espectador um papel ativo e participativo em seu contato com a obra, proporcionando um encantamento pela sombra das imagens e pelo movimento dos corpos na reincidência da luz. Permite que cada um de nós tenha a possibilidade de ver e fazer reaparecer uma coisa diferente”, define a artista. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “Recorpo Reluz”, de Juliana Engler  

Onde: CIS Guanabara (Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo. Campinas)

Quando: 15 a 31 de março. De segunda a sexta, das 9h às 20h. Sábados e domingos, das 9h às 17h

Vernissage: 14 de março, 19h

Entrada gratuita