Os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo governo federal referentes ao mês de janeiro de 2019, mostram uma brutal recessão na região de Campinas.

(foto ilustrativa luiz granzotto pmc)

O número de empregos formais em janeiro caiu quase 40% na Região Metropolitana de Campinas (RMC), revelam os dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Os números provam mais uma vez que a retirada de direitos dos trabalhadores com a Reforma Trabalhista nada tinha a ver com a geração de empregos. Na realidade, a diminuição dos direitos e dificuldades para que os direitos sejam cumpridos gerou uma situação inversa: diminuição da formalidade dos empregos.

Campinas registrou um saldo positivo de 333 vagas, mas a cidade de Paulínia, por exemplo, perdeu 372 vagas e Santa Bárbara D’Oeste teve em janeiro 120 vagas a menos do que no mesmo mês de 2018.

Para se ter uma ideia da situação nas 20 cidades da região de Campinas, foram 929 empregos formais a menos na cidade em janeiro deste ano em relação a 2018, uma queda exata de 37,1%.