A sexta edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira acontece de 26 a 30 de março em diversos locais da cidade de Campinas e homenageia dois dos mais importantes compositores brasileiros: Ernani Aguiar e Guinga.

Ernani Aguiar e Guinga (Foto: Divulgação)

Serão cinco dias de atividades gratuitas e abertas a toda a comunidade, as quais, além de enfatizar a presença dos homenageados, buscam também valorizar a música contemporânea brasileira e promover a interação entre público, pesquisadores e artistas.

Os participantes terão uma oportunidade de interação com os compositores homenageados, pois além do bate-papo no concerto de abertura, no qual o público pode fazer perguntas diretamente aos compositores, também serão oferecidos concertos nos quais as suas obras serão executadas e posteriormente comentadas.

Seguindo a tradição do FMCB de democratizar oportunidades e diminuir as fronteiras entre a universidade e a comunidade em geral, as propostas de Apresentações Artísticas e Comunicações Orais selecionadas serão apresentadas e teremos também duas mesas-redondas nas quais as reflexões sobre as vidas e as obras dos compositores homenageados serão aprofundadas. 

Além disso, neste ano, o público do Festival poderá ouvir Guinga tocar junto com Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) e Ernani regendo-a ao interpretar uma de suas obras.

Novamente, essa edição do Festival também traz a Mostra Musical Beneficente no Centro Infantil Boldrini e a distribuição de mudas no concerto que encerra o Festival. Todas as atividades serão registradas e tudo será posteriormente disponibilizado gratuitamente na internet.

Veja a seguir um pouco da história de cada um dos compositores homenageados da sexta edição do FMCB:

ERNANI AGUIAR

Compositor, regente, professor e pesquisador, Ernani Aguiar é celebrado como uma das mais importantes personalidades da música erudita no Brasil e do mundo. 

Desde 1987, é professor de regência da Escola de Música da UFRJ e do Instituto Villa-Lobos da Universidade do Rio de Janeiro. Também ministra cursos de regência no Brasil e no exterior.

Em 1993, foi eleito para a Academia Brasileira de Música, sodalício máximo da arte musical no país, onde ocupa a Cadeira no. 4, cujo patrono é o compositor Lobo de Mesquita.

Escreveu obras para coro “a capela”, orquestra, coro e orquestra, voz e acompanhamento, para instrumentos “solo” e em grupos diversos. Suas composições já ganharam dezenas de gravações, está sempre presente em programas de concertos no Brasil e no exterior, e sua discografia continua em expansão.

No ano 2000, recebeu o prêmio “Açorianos” de música, pelo CD Novenas, com o Coral Porto Alegre, solistas e orquestra, com obras inéditas de José Maurício.

Saiba mais em: http://fmcb.com.br/ernani-aguiar

GUINGA

“O maior compositor vivo!”, segundo Ed Motta, Guinga é nacional e internacionalmente reconhecido pela qualidade ímpar de sua obra e por isso é um dos compositores homenageados da sexta edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira. 

De acordo com o violonista Jean Charnaux, “A música de Guinga seria como o retrato mais fiel da alma do povo brasileiro. Ela se derrama desde as entranhas do sofrimento mais profundo desse povo, chegando aos momentos mais sublimes das brincadeiras e lendas infantis do Brasil.” 

Profissionalmente, atuou como violonista com vários artistas renomados como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, João Nogueira e Cartola.

Teve várias de suas músicas gravadas por Elis Regina, Cauby Peixoto, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Chico Buarque, Ivan Lins, Leila Pinheiro e Ronnie Von. Como parceiros estão Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc e Chico Buarque.

Guinga tem dez discos gravados, todos bem recebidos pela crítica especializada. O seu disco ”Cheios de Dedos”, recebeu prêmio Sharp como melhor disco instrumental de 1996. Em 2002, sua biografia, “Guinga, os mais belos acordes do subúrbio“, escrita pelo jornalista Mário Marques foi publicado pela Editora Gryphus. Em 2003, a mesma editora lançou o songbook “A Música de Guinga“, com partituras de grande parte da obra do autor.

Como diria Hermeto Pascoal, “Um cara como ele só aparece a cada cem anos”.

Saiba mais em: http://fmcb.com.br/guinga (Carta Campinas com informações de divulgação)

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA FMCB 6

26 DE MARÇO
OFICINA DE MÚSICA PARA CRIANÇAS – CONTRAPARTIDA SOCIAL
Centro Infantil Boldrini
10h 

27 DE MARÇO
BATE-PAPO COM COMPOSITORES HOMENAGEADOS & CONCERTO COM QUINTETO DA PARAÍBA
Instituto CPFL
20h

28 DE MARÇO
CONGRESSO SOBRE GUINGA
Auditório do Instituto de Artes, Unicamp
10h30

CONCERTO COMENTADO POR ERNANI AGUIAR COM CORO CONTEMPORÂNEO DE CAMPINAS E UNICAMP CELLO ENSEMBLE
Teatro Castro Mendes
20h

29 DE MARÇO
CONGRESSO SOBRE ERNANI AGUIAR

Auditório do Instituto de Artes, Unicamp
10h

CONCERTO COMENTADO COM GUINGA & MÔNICA SALMASO
Teatro Castro Mendes
20h

30 DE MARÇO
CONCERTO COM ERNANI AGUIAR, GUINGA & ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE CAMPINAS
Maestro Ricardo Bologna
Teatro Castro Mendes
20h

Acesse a programação com o programa completo em: www.fmcb.com.br/programacao-fmcb-6

Festival de Música Contemporânea Brasileira – FMCB 6
De 26 a 30 de março de 2019
Campinas, SP
Evento gratuito