Após semanas boicotando, impondo sanções e tenando derrubar o presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, que foi eleito democraticamente por meio de eleições gerais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve um encontro com o líder norte-coreano, Kim Jong-un. O encontro aconteceu hoje em Hanói, no Vietnã.

(fotos: casa branca pd e ag venezolana de noticias)

Vale lembrar que Kim Jong-un não foi eleito, mas herdou o trono do pai, Kim Jong-il. Este, por sua vez, também herdou do pai, Kim Il-Sung. O controle do governo norte-coreano está há três gerações na mesma família. Sem eleições.

Atualmente, o govenro Trump está em uma campanha ferrenha para derrubar o governo de Maduro, que alega não ser democrático. Por isso, não aceita qualquer negociação com o presidente venezuelano.

Mas há uma grande diferença entre a democracia bolivariana e a ditadura de Kim Jong-un. A democracia bolivariana está assentada sobre as maiores reservas de petróleo do mundo e está próxima dos Estados Unidos, maior consumidor de petróleo do mundo. Já o regime de Kim Jong-un tem nada além armas nucleares; importa até 90% do petróleo que consome da China.

Feliz com o encontro, Trump teve a primeira reunião de hoje (27) em um jantar e a segunda amanhã (28) com uma série de reuniões. Em discussão políticas de desnuclearização e flexibilização das sanções contra a Coreia do Norte. Enquanto tira sanções da Coréia do Norte, Trump impõe sanções ao povo venezuelano. (Com informações da Agência Brasil)