As mostras Através da lente cor de rosa; Entre fatos e ilusões e Fragmentos Urbanos, de Bettina Vaz Guimarães, Olivia Niemeyer e Antônio Pires, respectivamente, poderão ser vistas até o dia 20 de março no Subsolo – Laboratório de Arte. São obras que exploram linguagens diferentes – pintura e fotografia -, mas que mantêm referências entre si.

Obra de Antônio Pires

Em sua obra Através da lente cor de rosa, Bettina Vaz Guimarães pretende discutir não um mundo perfeito, mas o mundo possível e ideal para cada um. E isso ela faz por meio de desenhos geométricos, fragmentados e transformados em imagens pictóricas, utilizando uma série de cores. A artista que vive e trabalha em São Paulo tem em seu currículo participação em bienais e em diversas exposições no Brasil e no exterior, como em Nova York, Lisboa, Paris e Colômbia, entre outros. Bettina já foi premiada em vários concursos e teve suas obras expostas em espaços públicos, inclusive no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc).  

Olivia Niemeyer retoma a série Hileia, que já foi exposta na Casa do Brasil em Madri (Espanha), em 2012. A artista visual, que vive e trabalha em Campinas, nos apresenta a questão existir-não existir. Entre fatos e ilusões ela utiliza carimbos para preencher telas, privilegiando transparências, formas interrompidas e fragmentadas, e a multiplicidade para propor ao espectador reflexões. Olivia participa de salões, exposições coletivas e individuais desde 1997, integra o grupo Antropoantro e o Ateliê-Casa, ambos em Campinas.

O fotógrafo Antônio Pires, que mora e trabalha em Águas de São Pedro, traz para o Subsolo suas obras Fragmentos Urbanos.  Fotografias que privilegiam as cores e as formas são o foco do artista. Os enquadramentos fazem recortes de fragmentos da paisagem urbana, trazendo imagens abstratas e minimalistas.

Com essas mostras o espaço cultural Subsolo mantém a proposta do curador Andrés I. M. Hernández e do produtor cultural Danilo Garcia que é valorizar e fomentar a arte local e regional.

Os visitantes ainda terão a oportunidade de ver as obras Ainozama, de Fernando Limberger; Observantes, de Fernando Pimentel e Tempo quando, de Marilde Stropp que continuam expostas e sofrendo intervenções do clima.  (Carta Campinas com informações de divulgação)

ExposiçõesAtravés da lente cor de rosa; Entre fatos e ilusões e Fragmentos Urbanos

Local: Subsolo – Laboratório de Arte, na Rua Proença, 1000 – Jardim Proença – Campinas (SP)

Visitação: de 24/02 a 20/03/19, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, com agendamento pelos telefones (11) 94965-5722 e (11) 98259-0966

Livre para todos os públicos

Entrada gratuita