A Prefeitura de Valinhoas vai instalar 32 novos radares para multar motoristas que circulam pela cidade. São 19 radares em pontos fixos, seis radares para controle de avanço em sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestres, quatro radares para avanços de sinal vermelho e velocidade e três lombadas eletrônicas. A empresa contrata por meio de licitação é o Consórcio Valinhos Vias, formado pelas empresas Shempo Indústria e Comércio Eireli e Talentech Tecnologia Ltda.

(imagem ilustrativa andre luiz takahashi pmv)

A licitação foi feita sem estudo da quantidade e necessidade dos radares. Em publicação no site oficial, a prefeitura informa que não sabe ainda onde serão instalados. E diz que os locais ainda serão definidos, de acordo com critérios baseados em segurança no trânsito. Ou seja, a licitação foi feita sem estudo sobre local e necessidade.

O sistema de fiscalização eletrônica de Valinhos estava desativado há pouco mais de dois anos, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Haddad Andrino, o contrato de prestação de serviços com o vencedor da licitação será assinado nos próximos dias. O contrato prevê que a empresa vai fornecer licenças de softwares e suporte técnico,  equipamentos, materiais e mão de obra. A transmissão de dados será online e automática, sem intervenção humana, em conformidade com as exigências do Código de Trânsito.

Números do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostram que Valinhos tem hoje uma frota de 99.283 veículos, sendo 64.442 veículos de passeio, 65% da frota, e 12.698 motocicletas. (Carta Campinas com informações de divulgação)