No próximo domingo, 10, às 10h, na Área de Convivência do Sesc Campinas, o músico Osni Ribeiro, violeiro de Botucatu, lança seu novo disco no show “Arredores no Palco”.

(Foto: Divulgação)

Pautado no repertório do álbum “Arredores” e complementado com clássicos da música brasileira, o espetáculo apresenta temas diversos que abrangem pequenas crônicas do dia a dia de pessoas comuns. Impressões sobre valores, amores, lembranças, lugares, emoções e sentimentos que nos rodeiam. A mesma simplicidade do álbum vai ao palco, onde a viola terá seu protagonismo, instrumento escolhido para escudeiro das canções. Apesar de todo verniz de música regional, o repertório do espetáculo, assim como o do álbum, apresenta forte presença de elementos contemporâneos. Somadas às canções, uma boa dose de “causos” e a poética caipira.

O álbum “Arredores” traz quinze faixas divididas em oito canções de autoria de Osni e parceiros, quatro temas instrumentais e três releituras de compositores “conterrâneos” que ajudaram a escrever a história de nossa música caipira – Raul Torres, Serrinha e Angelino de Oliveira. O álbum conta com a voz e a viola de Osni Ribeiro e um time de primeira na construção coletiva dos arranjos de violões, baixo, percussões, acordeon, rabeca, flauta e pífanos com Antônio Porto, Marco Bosco, Steve Neghão, Tico Villela, João Lucas, Guilherme Chiapetta, Toninho Ferragutti, José Staneck, Joãozinho Barroso, Rafael Gandolfo e Zé Cláudio Lino. O disco conta também com a participação especial dos violeiros Fabius e Jaime Alem e das vozes de Cláudio Lacerda, Marcelo Pretto e Júlio Santin.

Osni atua na musica desde 1981, quando começou cantando músicas de raiz em parceria com José Lira. A partir de 1986 assumiu carreira solo apresentando-se em casas noturnas e projetos alternativos. Foi participante ativo de festivais de mpb, gravou dois cds de maneira independente, Osni Ribeiro (94) e Bebericando (96) e tem canções gravadas em diversos cds de festivais, coletâneas e por outros intérpretes. Desde 1997 desenvolve um trabalho de pesquisa e composição baseado na música do interior de São Paulo com influência rítmica e temática da música caipira. Em 97 assinou as trilhas do documentário Encanto das Águas (Globo Repórter). Além do ineditismo de seu repertório autoral, o trabalho de Osni Ribeiro preserva e mantém a tradição musical dos bons ares de Botucatu e carrega em letra, música e rítmica a essência da música paulista, fruto da miscigenação do som mágico das violas portuguesas com o bater dos pés e mãos de nosso índios, influenciada depois por outras etnias que por aqui se instalaram. Em 2018 integra a coletânea Viola Paulista lançada pelo SESC e apresenta o seu novo álbum: Arredores.

Com Osni Ribeiro, voz e violas; Arnaldo Silva, voz e violão e Zé Cláudio, flauta e pífanos. A apresentação é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)