O estudante Uedson Neves é o maior exemplo para se entender o governo de Jair Bolsonaro (PSL). Baiano, de Salvador, Uedson conseguiu ser aprovado no curso de Química da Unicamp, considerada uma das melhores universidades da América Latina por vários rankings. No entanto, Uedson não tem recursos para fazer a universidade, apesar de os méritos estudantis como medalhista em olimpíada de Química.

O brasileiro e o colombiano (fotos facebook e marcello casal – ag brasil)

Em resumo, o jovem Uedson é o tipo de brasileiro que o ministro da Educação de Bolsonaro, o colombiano Ricardo Vélez Rodríguez, não quer ver estudando na Unicamp. Não porque o ministro não goste de Uedson, mas para o ministro quem não tem recursos financeiros não deve estudar. Esse é um pensamento clássico dos governos de extrema-direita, porque se encaixam perfeitamente à defesa de classes econômicas privilegiadas e à defesa das castas mais ricas economicamente, impedindo a mobilidade social.

O ministro colombiano afirmou ao jornal Valor, na terça-feira, 28 e janeiro, que a “a ideia de universidade para todos não existe”. Para ele, “as universidades devem ficar reservadas para uma elite intelectual”, disse Rodríguez. Traduzindo o ministro de Bolsonaro, a Unicamp não é para Uedson.

Mas Uedson parece não concordar e decidiu fazer uma vaquinha na internet para conseguir estudar na Unicamp, que é gratuita e pública. No entanto, para quem é da Bahia, precisa se manter com alimentação, moradia e transporte em Campinas (SP).

Uedson tem grandes chances de conseguir fazer o curso porque a Unicamp ainda é gratuita e pública. Mas o grupo que chegou ao poder com Bolsonaro não gosta nada disso. A cobrança de mensalidade em universidades públicas será uma ótima maneira de barrar pessoas como Uedson.

Veja a história de Uedson por ele mesmo:

Gente, eu fui aprovado em Química na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) por ter sido medalhista na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) e por estar dentro de alguns critérios de avaliação deles. Como muitos sabem, a UNICAMP é a melhor Universidade da América Latina desde 2017. Contudo, a Universidade fica em Campinas, cidade localizada em outro Estado (SP) e possui um elevado custo de vida e minha família não possui condições de me manter lá. Eu pensei em desistir e abrir mão desse sonho e dessa grande oportunidade, contudo, a UNICAMP possui várias políticas de apoio estudantil, dentre elas o Programa de Moradia estudantil, na qual eu posso ser aprovado e morar na residência universitária. Dessa forma, com o incentivo de alguns professores do IFBA e de amigos, decidi fazer uma vakinha online, cujo link é: http://vaka.me/455231, buscando arrecadar uma quantia em dinheiro que torne possível eu me manter em Campinas até conseguir a moradia estudantil da universidade (as inscrições abrem na primeira semana que se inicia o 1º semestre e os resultados saem em Abril). Mais informações podem ser encontradas no site da vakinha ou vcs podem entrar em contato