Em São Paulo – O concerto Grenze des Gestrig-heutigen, do duo suíço “Les Simon” faz quatro apresentações no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo, dias 13 e 14 de fevereiro com apresentações às 13h e 20h no teatro do CCBB.

O concerto acontece na semana de abertura da mostra Paul Klee –Equilíbrio Instável. Trata-se de um concerto inédito feito a partir dos poemas e citações do artista.

Formado por Simon Ho e Andi Hug, o duo recebe para a apresentação a artista Leandra Lambert, em uma grande homenagem a Paul Klee.

Grenze des Gestrig-heutigen é uma colagem musical feita a partir dos poemas e citações de Paul Klee, para voz, bateria, teclado e eletrônica e foi concebida em 2005, para a abertura do Zentrum Paul Klee, em Berna.

Com essa composição  – «Grenze der Gestrig-Heutigen ou «Zwischen Hüben und Drüben” – para coro, solistas e orquestra,  Simon Ho ganhou o prêmio de composição para a abertura do Museu. O trabalho é inspirado em poemas, citações e material biográfico de Klee – um artista que marcou a arte moderna e que terá uma mostra indédita no CCBB, a partir de fevereiro. Dessa forma, surgiu a oportunidade de visitar o Brasil, 13 anos depois da abertura do Museu.

O mundo emocional de Klee se torna inspiração neste encontro que é também um experimento.  Através do método de desconstrução e sobreposição, o Duo busca na técnica de pintura e de desenho de Klee uma forma de tradução para a linguagem musical. Em português, suas citações e poemas serão editados em loop, falado, cantado e gravados pela artista brasileira Leandra Lambert. Ela irá receber também trechos musicais da composição para Orquestra de Simon Ho, poemas e citações de Paul Klee em português para editar e gravar. O duo de baterias toca o solo musical. Ho elabora um arco dramatúrgico.  Neste encontro único e especial para esta exposição os três músicos abrem espaço para o encontro e a improvisação. Idéias fundamentais desta exposição no Brasil.

Compositor e músico, Simon Ho vive e trabalha em Berna e em Bruxelas. Teve master classes em composição com Cristobal Halffter (E) e Edison Denisov (CIS), seminário de composição com Pierre Boulez, em Paris.  Estudou em Roma, Ghardaja (Argélia), Paris e Nova York. Fez apresentações de música clássica contemporânea no Festival Internacional de Música de Lucerna, no Centro para a Difusão da Música Contemporânea em Madri, Nova York, Berlin, México, Buenos Aires, Havana, Amsterdã e Suíça.  Ho foi também o compositor convidado no Deutsches Theater Berlin, no Staatstheater Stuttgart, no Stadttheater Bern, no Lucerne Theater, no Schauspielhaus Zurich, no Marienbad Theater em Freiburg, no Pokolenjy Theater em São Petersburgo e em inúmeros grupos independentes de dança e teatro na Suíça. Tem mais de 100 produções na Suíça e no exterior.

Leandra Lambert atua como compositora, produtora e cantora na música experimental/eletrônica desde os anos 90. Seu trabalho mais recente é o álbum “Yoni”, do projeto solo Lori (Sê-lo Netlabel), no qual busca experiências xamânicas e transformadoras usando o canto e outras possibilidades vocais, tecnologias diversas e o livre improviso. Também escreve, é multiartista e Doutora em Artes pela UERJ / Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Participou de exposições, transmissões e eventos no Brasil, Alemanha, Grécia, Inglaterra, EUA, França, Chile, Cuba, Noruega e Rússia. A peça sonora Cortina de Ruínas constou na programação brasileira de rádio da Documenta de Kassel 2017 e recebeu o primeiro lugar no III Concurso Latino-Americano de Composição Eletro-Acústica Gustavo Becerra-Schmidt 2012.  Lambert apresentou-se ao vivo no Festival Novas Frequências 2016 e em locais como CCSP, Espaço das Américas e Circo Voador, entre muitos outros. Participou de mais de uma dúzia de vinis, tapes, VAs e CDs.

Chico Dub é curador, diretor artístico e produtor cultural do “Festival Novas Frequências”. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica

Composição – Simon Ho 
Arranjos – Leandra Lambert

Produção – Andréa Azzi e Simon Ho
Curadoria –  Chico Dub 
Direção – Simon Ho
Tradução Poemas  de Paul Klee – Fabiana Macchi

Banda

Leandra Lambert  Voz, Eletrônica
Simon Ho – Teclados 
Andy Hub – Bateria

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo – SP

(Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô)

(11) 3113-3651/3652 | Quarta a segunda, das 9h às 21h

Capacidade: 140 lugares

Ingressos : R$ 30 e R$ 15 ( meia )

Classificação: Livre