Na próxima sexta-feira (15), às 20h, será apresentada no Teatro do Sesc Campinas a peça “Pousada do Refúgio”.

(Foto: Ana Alexandrino)

A comédia e o drama estão presentes no cotidiano de dois casais que, cansados da vida de trabalhador da classe média, passam a fazer planos de abandonar toda essa rotina para viver em harmonia em algum lugar próximo à natureza.

A trama traz ao público, através de diálogos cômicos e sarcásticos, um desejo presente na vida de muitos brasileiros: mudar a rotina e ter qualidade de vida. Durante um jantar para festejar a maquete da Pousada Refúgio, outra realidade ameaça destruir os planos do grupo. Esse desmoronamento dos sonhos de uma vida melhor coloca em choque universos em busca de harmonia. Para tratar de todas essas questões, o elenco tem um trabalho intimista ao expor pouco a pouco o ridículo da tragédia.

A maquete presente no espetáculo representa o depósito de todos os sonhos dos casais. Em um apartamento de classe média, focado em eletrodomésticos, adega, varanda gourmet, temos ali no centro um pedacinho de paraíso, cheio de verde, de coisas rústicas. A ideia é trazer para a peça o contraste entre o que as pessoas idealizam e sonham com o que é a real vida delas.

Para o autor Leonardo Cortez, no atual cenário de crise onde se encontra a maioria dos brasileiros, é preciso mostrar através da arte uma situação clássica: o sonho idealizado e a sua força motriz para o enfrentamento do cotidiano massacrante que graças ao sonho ganha ares de situação transitória. Tudo temperado com o humor imprescindível aos tempos tenebrosos. 

Diante desse objetivo, o diretor Pedro Granato colocou os mínimos e mais cuidadosos elementos em cena para focar no jogo entre os atores de maneira verdadeira, intensa e rindo de nossa própria tragédia.

Indicada ao prêmio Shell de melhor ator e ao prêmio Aplauso Brasil de melhor dramaturgia, a Pousada do Refúgio é uma peça calcada nos personagens, nas suas relações, no medo de se olhar no espelho, sempre alimentando sonhos escapistas para as frequentes crises. Seja econômica, política ou amorosa. 

Com Daniel Dottori, Glaucia Libertini, Leonardo Cortez, Maurício de Barros e Tatiana Thomé. Ingressos a partir de R$ 5 na bilheteria da unidade ou no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)