Na próxima sexta-feira, 1º de março, às 19h40, o ciclo Cinema & Literatura, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, sob curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira, exibe o filme “O Nome da Rosa” (1986), de Jean-Jacques Annaud, baseado no romance homônimo de Umberto Eco.

Cena de ‘O Nome da Rosa’

Um monge franciscano investiga uma série de assassinatos em um remoto mosteiro italiano. Isso provoca uma guerra ideológica entre os franciscanos e os dominicanos, enquanto o monge lentamente soluciona os misteriosos assassinatos. Com Sean Connery, Christian Bale e F. Murray Abraham. Direção de Jean-Jacques Annaud. França/Itália/Alemanha, 1986. Colorido, 126 min.

Um jovem monge beneditino, Adso de Melk, conta a viagem que fez com o esclarecido franciscano William de Baskerville a um confuso mosteiro beneditino. Esse mosteiro, uma arena fechada e cruel, repleta de conflitos e segredos, é governado pelos livros. Os beneditinos que o habitam vivem para os livros. Quando, um a um, seis deles são assassinados, William de Baskerville procura a verdade em meio à hostilidade silenciosa dos monges, desvendando e lendo os sinais de inveja, desejo e medo. Romance de Umberto Eco (1932-2016). Publicado em 1980.

O Ciclo “Cinema & Literatura” acontece desde agosto de 2011, exibindo, como o próprio nome sugere, adaptações cinematográficas de obras literárias, mas não quaisquer obras. O primeiro critério de seleção dos filmes que compõem o ciclo é justamente a qualidade das obras adaptadas, com isto, nestes quase oito anos de ciclo, já foi possível discutir grandes clássicos da Literatura como Ulysses (James Joyce), “O Processo” (Franz Kafka), “A Montanha Mágica” (Thomas Mann), “Em Busca do Tempo Perdido” (Marcel Proust), “O Processo” (Franz Kafka) e “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (Machado de Assis), dentre outros.

A exibição é gratuita e seguida de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)