A 12ª edição da Mostra Curta Audiovisual está com inscrições abertas para curtas-metragens de todo Brasil. A Mostra acontece entre os meses de maio e junho, sendo 9 dias distribuídos em 3 semanas consecutivas, oferecendo uma programação diversificada em diferentes pontos culturais do município.  Diretores e produtores podem realizar a inscrição de seus filmes gratuitamente a partir do dia 20 de fevereiro no site www.mostracurta.art.br/inscreva-se. As inscrições encerram-se no dia 10 de março.

(Foto: Gui Galembeck)

Podem se inscrever curtas-metragens nacionais finalizados em suportes digitais, com duração máxima de 25 minutos, realizados a partir de 2017 não exibidos nas edições anteriores. Nesta edição videoclipe e videodança terão sessões específicas de exibição, com o intuito de dar visibilidade a esses formatos e trabalhar o diálogo com outras expressões artísticas. A programação da Mostra está estruturada em três eixos principais: sessões de exibição (panorama nacional, regional, e sessões especiais infantil, latina, videoclipes e videodanças), atividades formativas (debates, oficinas e masterclasses), além de atividades paralelas com outras linguagens artísticas.

Após o período de inscrições, outra novidade deste ano é que a seleção do panorama regional, Curta Campinas, será feita pelos próprios realizadores inscritos na categoria por meio de uma curadoria coletiva. “A proposta visa criar um maior espaço de interlocução entre a produção da Mostra e os realizadores locais, abrindo o processo de curadoria para uma construção coletiva e maior representatividade dos produtores locais no formato da Mostra Curta Audiovisual”, explica Mariana Maurer, uma das idealizadoras do projeto.

A Mostra busca fomentar as relações humanas e a produção audiovisual independente. “Buscamos promover uma programação cultural alternativa que estimula a produção audiovisual como meio de expressão social individual e coletiva, além do reconhecimento da diversidade cultural e a resistência”, diz Maurer.

A Mostra Curta Audiovisual de Campinas é realizada com o apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (ProAc Editais) e por produtores locais independentes. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Inscrições: de 20 de fevereiro até 10 de março no site www.mostracurta.art.br/inscreva-se

Podem participar: curtas-metragens nacionais com duração máxima de 25 minutos, realizados a partir de 2017 e não exibidos nas edições anteriores

Data da mostra: entre os dias 30 de maio e 15 de junho

Regulamento e mais informações: www.mostracurta.art.br