O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, de plantão no recesso do Judiciário, autorizou há pouco o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a deixar a prisão em Curitiba para ir até São Bernardo do Campo, cidade em que acontece o velório de Genival Inácio da Silva, o Vavá, seu irmão mais velho.

(foto de vídeo)

Vavá morreu na manhã desta terça-feira, 29, aos 79 anos, vítima de câncer. No entanto, Toffoli só permitiu o direito de Lula de se encontrar com os familiares em Unidade Militar em São Bernardo.

Toffoli não permitiu a ida de Lula ao Velório. Com isso, o corpo de Vavá terá de ser levado para a unidade militar para que Lula dê adeus ao irmão.

A decisão de Toffoli diz: “concedo ordem de habeas corpus de ofício para, na forma da lei, assegurar, ao requerente Luiz Inácio Lula da Silva, o direito de se encontrar exclusivamente com os seus familiares, na data de hoje, em Unidade Militar na Região, inclusive com a possibilidade do corpo do de cujos ser levado à referida unidade militar, a critério da família”.