“Visages, Villages”, Agnes Varda e JR

Pelo sétimo ano consecutivo, o Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, realiza no mês de Janeiro uma programação especial dedicada aos melhores filmes exibidos nos cinemas brasileiros no ano anterior. A novidade para 2019 é a paridade de gênero como um dos critérios na seleção dos filmes: 50% dos filmes selecionados são dirigidos por homens e os outros 50% por mulheres.

Segue abaixo a programação completa com datas, horários e sinopses dos filmes. A seleção dos filmes é de Ricardo Pereira e Gustavo Sousa.

O ciclo “Melhores do Ano no MIS Campinas” prossegue no mês de Fevereiro apenas com filmes nacionais cujos títulos serão divulgados na segunda metade de Janeiro.

“Feliz como Lázaro”, Alice Rohrwacher

Sexta, 4 de Janeiro, 20h
FELIZ COMO LÁZARO
Direção de Alice Rohrwacher
Neste leitura livre da história bíblica, Lazzaro (Adriano Tardiolo) é um garoto pobre e pouco inteligente, mas extremamente bondoso. Ele é explorado pelos familiares, fazendo trabalhos forçados diariamente, além de colaborar com a marquesa, proprietária das terras onde vivem. No entanto, após uma tragédia, Lazzaro retorna à vida no século XXI. Ele não compreende mais a lógica deste mundo, mas pretende reencontrar a sua família e viver como antigamente. Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes 2018. Itália, 2018. Colorido, 127 min. Classificação indicativa: 12 anos

Sábado, 5 de Janeiro, 20h
THE SQUARE – A ARTE DA DISCÓRDIA
Direção de Ruben Östlund
Ganhadora da Palma de Ouro em Cannes 2017 e na lista dos concorrentes ao Oscar de filme estrangeiro 2018, a produção sueca traça um retrato ácido da Europa contemporânea a partir da história de um respeitado curador de um museu de Estocolmo (Claes Bang) envolvido em dilemas éticos. Suécia, 2017. Colorido, 142 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Quinta, 10 de Janeiro, 20h
COLO
Direção de Teresa Villaverde
Diante da crise financeira de Portugal e das políticas de austeridade, uma família começa a se dissolver. A mãe tem vários empregos para manter a casa, o pai está desempregado e deprimido, e a filha de 17 anos não consegue se conectar com eles. Indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme do Festival de Berlim 2017. Portugal, 2017. Colorido, 136 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Sexta, 11 de Janeiro, 20h
EM PEDAÇOS
Direção de Fatih Akin
Premiada em Cannes por esse trabalho, Diane Kruger interpreta Katja, uma alemã que perde o marido e o filho num atentado neonazista em Berlim. A partir da tragédia, ela investe todas as suas energias no esclarecimento do crime, tornando-se também alvo de exposição de sua vida. Vencedor do Globo de Ouro 2018 de Melhor Filme Estrangeiro. Alemanha, 2017. Colorido, 106 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Sábado, 12 de Janeiro, 20h
VOCÊ NUNCA ESTEVE REALMENTE AQUI
Direção de Lynne Ramsay
Ganhador dos prêmios de roteiro para Lynne Ramsay e ator, para Joaquin Phoenix, no Festival de Cannes 2017, o filme tem como protagonista um ex-veterano de guerra contratado para encontrar uma garota desaparecida. Inglaterra, 2017. Colorido, 98 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Quinta, 17 de Janeiro, 20h
ZAMA
Direção de Lucrecia Martel
A diretora argentina Lucrecia Martel adapta o romance homônimo de seu conterrâneo Antonio di Benedetto, protagonizado por um oficial da coroa espanhola que vem para a América do Sul no período colonial em busca de riqueza. Com Daniel Giménez Cacho, Lola Dueñas e Matheus Nachtergaele. Vencedor do Prêmio Coral de Melhor Direção no Festival de Havana 2017. Argentina/Holanda, 2017. Colorido, 120 min. Classificação indicativa: 14 anos.

Sexta, 18 de Janeiro, 20h
VISAGES, VILLAGES
Direção de Agnes Varda e JR
Vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Cannes 2017 e indicado ao Oscar da categoria em 2018, o filme dirigido por Agnès Varda e JR percorre diversas cidades pela França, entrevistando personagens diversos – que são fotografados por JR e suas imagens transformadas em painéis que decoram casas, fábricas e vagões de trem. França, 2017. Colorido, 89 min. Classificação indicativa: Livre.

“Roma”, Alfonso Cuáron

Sábado, 19 de Janeiro, 20h
ROMA
Direção de Alfonso Cuáron
No grande vencedor do Festival de Veneza de 2018, o mexicano Alfonso Curarón resgata memórias de sua infância no bairro de Roma, na Cidade do México, no começo dos anos de 1970, sob o ponto de vista de uma das empregadas da casa, Cleo. México, 2018. Colorido, 135 min. Classificação indicativa: 10 anos.

Quinta, 24 de Janeiro, 20h
ENTRE-LAÇOS
Direção de Naoko Ogigami
Exibido no Festival de Berlim, de onde saiu com o Prêmio Teddy, voltado para filmes com a temática LGBT, esse drama japonês tem ao centro uma garota de 11 anos que é abandonada pela mãe, e vai morar com o tio e sua namorada transexual. Japão, 2017. Colorido, 127 min. Classificação indicativa: 12 anos.

Sexta, 25 de Janeiro, 20h
CUSTÓDIA
Direção de Xavier Legrand
Ganhador do prêmio de direção no Festival de Veneza e da crítica, na Mostra SP, drama francês tem ao centro uma mulher que tenta proteger o filho do ex-marido violento. França, 2017. Colorido, 90 min. Classificação indicativa: 14 anos.

Sábado, 26 de Janeiro, 20h
INFILTRADO NA KLAN
Direção de Spike Lee
Premiado no Festival de Cannes 2018 e baseado numa história real, o longa tem como protagonista um policial afro-americano que se infiltra na Ku Klux Klan do Colorado. No elenco, John David Washington, Adam Driver e Alec Baldwin. EUA, 2018. Colorido, 135 min. Classificação indicativa: 14 anos.

“Em Chamas”, Lee Chang-dong

Quinta, 31 de Janeiro, 20h
EM CHAMAS
Direção de Lee Chang-dong
Jongsu acabou seus estudos mas está desempregado, vivendo de bicos. Quando seu pai se envolve com problemas com a lei, ele é obrigado a voltar para tomar conta de seu sítio. Neste momento, ele retoma contato com Haemi, moça que conheceu quando criança, e seu namorado, Ben, um jovem rico e misterioso que exerce uma atração sinistra sobre todos à sua volta. Vencedor do Prêmio de Direção no Festival de Cannes 2018. Coreia do Sul, 2018. Colorido, 148 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Todas as sessões no MIS CAMPINAS são gratuitas.

Por determinação da coordenação do MIS, a lotação máxima da Sala Imagens de Um Sonho é de 70 lugares. Uma hora antes de cada sessão os ingressos já podem ser retirados na portaria do MIS. Máximo de dois ingressos por pessoa. Serão disponibilizados 70 ingressos para o público. Não será permitida a entrada na sala de quem não estiver com o seu ingresso. Devido ao horário de verão as sessões durante o mês de Janeiro serão às 20 horas.
Recomenda-se ao público vestir roupas leves. Todas as sessões no MIS são seguidas de debates sobre o filme exibido, o público está convidado a participar.

O MIS CAMPINAS não possui estacionamento próprio e fica no Palácio dos Azulejos, na Rua Regente Feijó, 859, no Centro de Campinas.
O telefone é (19) 3733-8800.

(Carta Campinas com informações de divulgação)