Em São Paulo – A São Paulo Companhia de Dança, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, dá início à A quadratura do círculo, uma série de apresentações performáticas, no Espaço Cultural Porto Seguro. A ação ocorre em meio à exposição Meteorológica, da dupla Detanico Lain, com curadoria de Rodrigo Villela, inaugurada no último dia 19.

(Foto: Fábio Furtado)

A parceria entre as duas instituições se firma em torno de Quadrado branco, instalação em vídeo desenvolvida pela dupla e inspirada em três poesias de Kitasono Katuê, importante poeta das vanguardas japonesas do século XX. Adaptada para o espaço, onde ganha um ambiente imersivo, a obra é apresentada como um poema em movimento.

Com concepção coreográfica de Ricardo Gali e direção artística de Inês Bogéa, o ciclo performático que se soma à obra relaciona a poesia de Kitasono, marcada pela extrema síntese e por referências a diferentes tradições artísticas – tanto do Ocidente quanto do Oriente – às potencialidades do corpo em movimento. O poeta japonês foi influenciado, entre outros, por vanguardas artísticas como o Dadaísmo e o Surrealismo, além de dialogar, na estrutura de seus poemas, com o que se tornaria o Construtivismo. Não por acaso, a dupla Detanico Lain teve contato pela primeira vez com a obra de Kitasono por meio de uma publicação dos irmãos Haroldo e Augusto de Campos, dois dos principais representantes do movimento concretista no Brasil.

O ciclo de apresentações começará no feriado do dia 25 e, posteriormente, sempre às quartas e sábados, seguirá até o dia 27 de fevereiro. Concebida como um trabalho mutável, bailarinos e coreógrafo continuarão trabalhando e propondo novas abordagens a cada apresentação. Gratuitas, as entradas serão disponibilizadas no site do Espaço Cultural Porto Seguro, sempre com dois dias de antecedência à sua realização.

Ao longo do processo, as performances e ensaios serão filmados e darão origem a um documentário que, por sua vez, integrará também a mostra. (Carta Campinas com informações de divulgação)

São Paulo Companhia de Dança – Direção artística: Inês Bogéa 
Concepção coreográfica: Ricardo Gali 
Bailarinos SPCD: Paula Alves e Matheus Queiroz 
Curadoria: Rodrigo Villela
Figurinos: UMA – Raquel Davidowicz
Música: Angela Detanico e Rafael Lain

Exposição Meteorológica, mostra de Angela Detonico e Rafael Lain 
Local: Espaço Cultural Porto Seguro 
Endereço:
 Alameda Barão de Piracicaba, 610 – Campos Elíseos – São Paulo
Período expositivo: de 19 de janeiro até 7 de abril
Visitação: de terça a sábado, das 10h às 19h; domingos e feriados, das 10h às 17h
Entrada gratuita

A quadratura do círculo, instalação coreográfica
Início das apresentações: no feriado, 25 de janeiro: às 16h e 16h45
Sessões regulares*: quartas, às 19h e 19h45; sábados, às 16h e 16h45
Lotação: 30 lugares por sessão
Ingressos: gratuitos, pelo link:http://www.espacoculturalportoseguro.com.br/programacao/em-cartaz/2019/a-quadratura-do-circulo.html (disponibilizados com 2 dias de antecedência)