No próximo domingo, 03 de fevereiro, às 10h, acontece uma nova Roda de Conversa do projeto Matriarcas no Ponto de Cultura Caminhos. O projeto Matriarcas busca mapear o retrato das memórias, saberes, fazeres e herança cultural das mulheres nos movimentos de Culturas Populares e Tradicionais do estado de São Paulo e tem realizado várias rodas de conversa com comunidades em Campinas.

(Foto: Fabiana Ribeiro)

Quem são essas mulheres que perpetuam a potência das Culturas Populares e Tradicionais na cultura da nossa região? A importância de identificar, registrar, compartilhar e preservar as memórias dessas mulheres dentro e fora de seus grupos\comunidades e documentar a importância dessa potência feminina da nossa cultura são o mote do projeto que foi Contemplado pelo Edital nº 26/2018 do Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

As rodas de conversa iniciais do projeto serão realizadas com os integrantes dos grupos detentores da cultura popular que participam do projeto. Durante a roda  de conversa será debatido e enunciado o papel da força feminina para o coletivo; sua função, atribuição assim como a importância da transmissão de saberes realizadas pelas mulheres para que a cultura permaneça viva. O(a)s integrantes dos grupos identificarão as mulheres que representam “As Matriarcas” para a comunidade à qual pertencem. Essas mulheres serão fotografadas para o projeto. As rodas de conversa são filmadas.

Durante o decorrer do projeto, iniciado no final de 2018, já aconteceram duas rodas; com as Caixeiras das Nascentes  – na Casa de Cultura Tainã e  outra com Ponto de Cultura e Memória Ibaô – na sede da comunidade. As narrativas das mulheres que têm uma trajetória de vital importância em nossa cultura têm emocionado a(o)s participantes.

O projeto reconhece a importância de trazer para a narrativa o ponto de vista de um dos segmentos mais invisíveis, anônimos e discriminados da sociedade brasileira: as mulheres e, dentro do segmento, dar a devida visibilidade às mulheres negras.

O ponto de Cultura Caminhos, em Hortolândia, é um ponto da resistência da cultura afro. O espaço cultural é referência em cultura e economia solidária, coordenado e gestado  por mulheres engloba projetos como o  Grupo de Dança Afro Oju Oba, a grife de roupas afro Criolê, Bloco de Afoxé Oya Obirin Ode e o Projeto Tabuleiro Ancestral. A coordenadora do espaço Mãe Eleonora é também presidente da organização não governamental Ilê Asé Omo Oyá Bagan Ibô (Comunidade Tradicional Senhora dos Ventos), além de fundadora do grupo de dança e percussão afro Ojú – Obá e do Afoxé Oiá Obirin Ode, o primeiro grupo de afoxé da região.

O PROJETO MATRIARCAS – RETRATOS DAS MULHERES NAS CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS PAULISTA  consiste em documentar, por meio de rodas de conversas, retratos fotográficos e depoimentos – em formato de vídeo documentário (de até 40min) –  a influência do legado feminino nos movimentos das Culturas Populares e Tradicionais do estado de São Paulo. As memórias, os saberes, os fazeres e a herança cultural feminina nos movimentos culturais populares e tradicionais. O material em formato fotográfico e em vídeo documentário será transformado em exposição, livro e site que abrigará todo o material fotográfico e de vídeo. Todo conteúdo do site será disponibilizado para download. O projeto foi contemplado pelo edital nº 26/2018 DO PROGRAMA DE AÇÃO CULTURAL (PROAC) na categoria Culturas Populares e Tradicionais

Esse projeto nasceu a partir do trabalho de registro fotográfico que a proponente, a fotógrafa Fabiana Ribeiro, vem realizando com grupos de Cultura Popular e Tradicionais desde 2013 na cidade de Campinas e região. Fabiana Ribeiro acompanha e participa das manifestações e atividades das comunidades de Culturas Populares e Tradicionais da cidade.

A entrada para as rodas de conversa é gratuita e aberta ao público em geral. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação das próximas rodas

Na programação das Rodas de Conversa estão previstas mais duas no mês de fevereiro. A próxima é com o Grupo Urucungos, Puitas e Quijengues no dia 17 (domingo), a partir das 14h, e no dia 23 (sábado), a partir das 10h, com a Comunidade Jongo Dito Ribeiro na Casa de Cultura Fazenda Roseira.

Projeto Matriarcas – roda de conversa com o Ponto de Cultura Caminhos

Quando:  03 de fevereiro (domingo) a partir das 10h

Endereço:

Ponto de Cultura Caminhos

Rua João Alves Nº288 (antiga rua 2), Jardim Adelaide

Hortolândia

Gratuito e aberto aos interessados