O Circuito MIS Campinas de Cinema traz, em fevereiro, além da continuação do ciclo Os Melhores do Ano (veja programação) que exibe produções nacionais de nomes como Carolina Jabor, Juliana Rojas, Aly Muritiba – e do ciclo “Clássicos no MIS” (veja programação) – com célebres produções de Jean-Luc Godard, Alfred Hitchcock e Billy Wilder – o ciclo “Sessão da Tarde Especial” que destaca o Cinema Latino-Americano.

“Uma Noite de 12 anos”, de Álvaro Brechner

Também é destaque o Cineclube Outubro com a exibição de “Jango”, de Silvio Tendler, e “O vento será tua herança”, de Stanley Kramer.

Veja abaixo mais detalhes da programação:

Ciclo “Sessão da Tarde Especial – Cinema Latino-Americano”

Curadoria: Andréa Reis e Ricardo Pereira

Terça, 5 de Fevereiro, 14h

UMA NOITE DE 12 ANOS

Direção de Álvaro Brechner

Drama reconta o calvário de três líderes Tupamaros, escolhidos para serem barbaramente maltratados durante o período da ditadura civil-militar naquele país: Ruso (Chino Darín), Ñato (Alfonso Tort) e Pepe Mujica (Antonio de la Torre), futuro presidente do Uruguai. Uruguai, 2018. Colorido, 123 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Terça, 12 de Fevereiro, 14h

MUSEU

Direção de Alonso Ruizpalacios

Ganhador do prêmio de roteiro no Festival de Berlim, este longa mexicano traz Gael García Bernal como um estudante de veterinária que, com a ajuda de um amigo, rouba o Museu Nacional de Antropologia, uma das ações mais espetaculares e chocantes da história do México. México, 2018. Colorido, 128min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Terça, 19 de Fevereiro, 14h

NERUDA

Direção de Pablo Larrain

Representante chileno para as indicações ao Oscar estrangeiro e indicado ao Globo de Ouro, o filme tece as ligações entre o poeta Pablo Neruda (Luis Gnecco) e seu perseguidor, o policial Oscar (Gael García Bernal), criando um jogo fascinante entre ficção e realidade. Chile, 2016. Colorido, 107 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Terça, 26 de Fevereiro, 14h

AS HERDEIRAS

Direção de Marcelo Martinessi

Ganhador de diversos prêmios nos Festivais de Berlim e Gramado, o longa paraguaio apresenta a história de uma mulher madura (Ana Brun) que precisa aprender a lidar com a vida depois que sua companheira é presa. Paraguai, 2018. Colorido, 95 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL CINE DEBATE

Curadoria PES – Mídia e Ativismo

Segunda-feira, 11 de fevereiro, 19h30

A REVOLUÇÃO NÃO SERÁ TELEVISIONADA Direção de Kim Bartley, Donnacha O’Briain Sinopse: Imperdível, o documentário mostra como foi a tentativa de golpe na Venezuela em 2002, através da mídia televisiva e de segmentos conservadores. Durante as filmagens do 11 de abril, data importante na Venezuela, 2 jornalistas da RTE (televisão estatal irlandesa) se deparam com o que seria o primeiro golpe de estado do século XXI. Então o foco das filmagens muda completamente, e eles passam a mostrar os eventos de uma tentativa de derrubada de um governo, democraticamente eleito, por contrariar interesses da elite dominante, dos EUA e das corporações do petróleo. Mostra também a reação da população frente a esse golpe que, inconformada, luta para ter seu presidente. Reino Unido, Irlanda, Finlândia, Alemanha, Holanda, 2003. 75 min. Não recomendado para menores de 10 anos.

CINECLUBE OUTUBRO

Quarta-feira, 13 de fevereiro, 19h

JANGO

Direção de Silvio Tendler

Sinopse: O filme, dirigido por Silvio Tendler e narrado por José Wilker, apresenta a trajetória política do último presidente civil antes do fatídico golpe militar de 1964. Desmascara a trama que levou à derrubada daquele governo democrático e popular. A obra revolucionou o documentarismo brasileiro pela riqueza das imagens apresentadas. Merece destaque especial a lista de entrevistados e a belíssima trilha sonora produzida por Milton Nascimento e Wagner Tiso. Mais de um milhão de pessoas assistiram o documentário emmeio à campanha pelas eleições diretas para presidência da República em 1984, ano do seu lançamento. Um recorde de público para uma obra de natureza não-ficcional. Brasil, 1984, 115 min. Livre para todos os públicos.

Sábado, 23 de fevereiro, 16h

O VENTO SERÁ TUA HERANÇA

Direção de Stanley Kramer

Sinopse: Baseado em um caso real em 1925, um professor é preso por ensinar as teorias de evolução de Darwin. No processo judicial, dois grandes advogados argumentam o caso a favor e contra do homem. Um político fundamentalista o acusa do crime, enquanto um advogado famoso o defende. Uma verdadeira batalha em defesa da escola laica naquele país. Um debate que adquire dramática atualidade depois do surgimento do movimento escola sem partido e das crescentes tentativas de por fim ao laicismo no ensino brasileiro. EUA, 1960, Preto & Branco, 128 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Cineclube Poeira

Ciclo ” ENCONTRANDO GOD-ART “

Curadoria João Antonio Buhrer / Carlos Tavares

Quinta-feira, 28 de fevereiro, 19h30

O PEQUENO SOLDADO

Direção de Jean-Luc Godard

Durante a guerra da Argélia por independência da França, um jovem francês que pertence a um grupo terrorista de direita e uma jovem que pertence a um grupo terrorista de esquerda se encontram e se apaixonam. A situação se complica quando o grupo terrorista suspeita que o rapaz é um agente duplo. França,1963, 88 minutos.

Museu da Imagem e do Som (Palácio dos Azulejos – Rua Regente Feijó, 859. Centro. Campinas). Telefone (19) 3733 8800. Programação sujeita a alterações. Entrada gratuita (32 lugares).