O espetáculo infantil Eleguá, Menino e Malandro poderá ser visto no próximo domingo (20) às 16h. “O projeto nasceu do desejo de investigar histórias relacionadas à nossa ancestralidade, tradição oral, manifestações ritualísticas de música, canto e dança afro-brasileiras e afro-caribenhas”, declara a direção da peça.

Eleguá é o mais importante dos orixás da Santeria Cubana. Lá ele é representado por uma criança e por isso é muito travesso, zombador e brincalhão. Ele é um membro real da família dos orixás. No Brasil, é conhecido como Elegba, Elegbara, Exu, entre outros.

Aqui, muitas vezes ele é injustiçado, tendo suas histórias e suas características distorcidas, sendo cercado de preconceito e discriminação, condenado por uma visão europeia etnocêntrica a ser, como afirma o sociólogo Roger Bastide “o Orixá mais incompreendido e caluniado do panteão afro-brasileiro”. Nossas crianças entram em contato desde cedo com histórias de origem europeia e pouco conhecem sobre as histórias de origem indígena e africana. Infelizmente existe um imaginário étnico racial que privilegia e valoriza as raízes europeias da nossa cultura. Por isso, acreditamos ser tão necessário que o diálogo da encenação e da dramaturgia se estabeleça principalmente com nossos jovens e crianças”, dizem.

Os ingressos estão à venda somente nas bilheterias das unidades a partir de R$ 5. Crianças com até 11 anos não pagam ingressos, sendo cobrados somente dos acompanhantes. (Carta Campinas com informações de divulgação)