“Ilha dos Cachorros”, de Wes Anderson

Neste mês de janeiro, a programação de cinema do Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, traz uma programação variada.

Além do ciclo “Os Melhores do Ano”, acontece também o ciclo “Sessão da Tarde Especial de Férias” que, entre outros, exibe o filme “Ilha dos Cachorros”, de Wes Anderson, e o Cineclube Outubro que exibe o filme “Memórias do Subdesenvolvimento”, de Tomas Gutierrez Alea.

O documentário “Jimi Hendrix”, de Gary Weis, Joe Boyd e John Head, também é destaque no circuito de cinema do MIS em janeiro.

Todas as exibições são gratuitas e seguidas de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sessão da Tarde Especial de Férias

Curadoria: Andréa Reis de Souza e Ricardo Pereira

Terça, 8 de Janeiro, 14h

THE POST

Direção de Steven Spielberg                                                                         

Sinopse: Em 1971, depois de uma visita ao Vietnã, o especialista Daniel Ellsberg decide divulgar o que ficou conhecido como os “Papeis do Pentágono” – documentos ultrassecretos que provam que o governo dos EUA vem mentindo há anos sobre a guerra. Parte dos papeis é publicada pelo jornal “The New York Times”, mas o governo entra na justiça. O jornal “The Washington Post” tenta obter os papeis e continuar publicando-os, tornando-se o centro de uma batalha pela liberdade de expressão. EUA, 2017. Colorido, 116 min. Classificação indicativa: 12 anos.

Quinta, 10 de Janeiro, 14h

MARY E A FLOR DA BRUXA

Direção de Hiromasa Yonebayashi

Sinopse: Mary, uma agitada jovem japonesa, está prestes a ter sua vida alterada de maneira radical. Isso porque, depois de seguir dois estranhos gatos, ela acaba achando uma curiosa e desconhecida flor, que lhe concede extraordinários poderes mágicos. Logo em seguida, com a ajuda de um dos animais, ela encontra uma vassoura e, ao tocá-la, ela começa a voar. É aí que descobrirá que pode ter se tornado uma bruxa. ANIMAÇÃO LEGENDADA. Japão, 2017. Colorido, 103 min.

Classificação indicativa: Livre

Terça, 15 de Janeiro, 14h

UMA MULHER FANTÁSTICA

Direção de Sebastián Lelio

Sinopse: Vencedor do Oscar de filme estrangeiro 2018, o drama de Sebastián Lelio (“Gloria”) tem como protagonista Marina (Daniela Vega), uma garçonete e dançarina transexual cuja vida muda drasticamente quando o namorado morre de repente. Chile, 2017. Colorido, 104 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Quinta, 17 de Janeiro, 14h

OS INCRÍVEIS 2

Direção de Brad Bird

Sinopse: Mais de uma década depois do primeiro filme, os Incríveis estão de volta. Agora, a família de heróis está proibida de usar seus poderes, depois de terem ocorrido grandes confusões. No entanto, um empresário pretende reverter a situação, provando que o mundo necessita de seus superpoderes. ANIMAÇÃO DUBLADA. EUA, 2018. Colorido, 118 min. Classificação indicativa: Livre

Terça, 22 de Janeiro, 14h

CORPO E ALMA

Direção de Ildikó Enyedi

Sinopse: Vencedor do Urso de Ouro (melhor filme) no Festival de Berlim 2017, este drama húngaro acompanha uma mulher e um homem que mantêm entre si uma estranha conexão, sonhando o mesmo sonho todas as noites. Hungria, 2017. Colorido, 2017. Classificação indicativa: 16 anos.

Quinta, 24 de Janeiro, 14h

O HOMEM DAS CAVERNAS

Direção de Nick Park

Sinopse: Na nova animação do estúdio Ardman, uma tribo de homens das cavernas precisa aprender a jogar futebol para defender seu vale de um lorde que quer explorar a região. ANIMAÇÃO DUBLADA. Inglaterra, 2018. Colorido, 89 min. Classificação indicativa: Livre.

Terça, 29 de Janeiro, 14h

PANTERA NEGRA

Direção de Ryan Coogler

Sinopse: A adaptação do gibi da Marvel escala Chadwick Boseman como T’Challa, o príncipe de Wakanda que, ao perder seu pai, precisa governar sozinho e superar desafios. Traficantes de armas estão de olho na grande e secreta riqueza de seu país, o vibranium – substância que pode ser usada para fins perigosos. Com Angela Bassett, Forest Whitaker e Lupita Nyongo’o. EUA, 2018. Colorido, 134 min. Classificação indicativa: 10 anos.

Quinta, 31 de Janeiro, 14h

ILHA DOS CACHORROS

Direção de Wes Anderson

Sinopse: Wes Anderson ganhou o prêmio de direção no Festival de Berlim com esta animação protagonizado por um garotinho japonês que vai à Ilha dos Cachorros à procura de seu cão. Com vozes de Bryan Cranston, Scarlett Johansson, Edward Norton e Frances McDormand. ANIMAÇÃO LEGENDADA. EUA, 2018. Colorido, 101 min. Classificação indicativa: 10 anos.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

CINECLUBE OUTUBRO

“Outros outubros virão outras manhãs plenas de sol e de luz”

Milton Nascimento / Fernando Brant / Marcio Borges/ Música: O que foi feito de (Vera)

Quarta-feira, 23 de janeiro, 19h

“Memórias do subdesenvolvimento”, de
Tomas Gutierrez Alea

MEMÓRIAS DO SUBDESENVOLVIMENTO

Direção de Tomas Gutierrez Alea

Sinopse: Depois que sua esposa e mãe foram para Miami após a Revolução Cubana, Sergio (Sergio Corrieri) anda por Havana como se tentasse entender o que acabou de acontecer. Estaria Sergio acima de tudo e de todos num mundo subdesenvolvido? O choque entre a percepção europeia e a realidade das ruas em Cuba faz de Sergio um atônito desobediente de sua própria realidade. Cópia restaurada lançada em Cannes 2016 de um clássico do cinema mundial feito na América Latina.  Cuba, 1968. Preto e branco, 110min. Não recomendado para menores de 14 anos.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Curadoria: Henrique Bueno

Quarta-feira, 30 de janeiro, 19h30

JIMI HENDRIX

Direção de Gary Weis, Joe Boyd e John Head

Sinopse: O documentário acompanha o mago do Rock no palco e nos bastidores, traz imagens de shows clássicos e entrevistas com amigos e músicos, felizes em relatar suas impressões sobre o guitarrista mais espetacular em mais de 50 anos de Roock and Roll, incluíndo Pete Townshend, Mick jagger, Eric Clapton, Little Richard, Lou Reed, Buddy Miles entre outros. Incluíndo as canções ‘Hey Joe’, ‘Rock me baby’, ‘Like a Rolling Stone’, a releitura do hino nacional norte-americano feita por Hendrix em 1969, em Woodstock e muito mais. Um documento histórico. EUA, 1973, 103min. Não recomendado para menores de 14 anos.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Museu da Imagem e do Som – Campinas Palácio dos Azulejos. Rua Regente Feijó, 859 – (19) 3733 8800. Entrada gratuita (32 lugares).