Uma nota deste domingo, 6 de janeiro, no jornal O Globo diz que o Ministério da Educação do governo Bolsonaro está estudando uma forma de impedir que pesquisadores de pós-graduação, seja de mestrado ou doutorado, tenham pesquisas que envolva pensamento crítico. Um critério ideológico será implantado para barrar toda a pesquisa que questione a visão ideológica defendida pelo governo.

(nota do jornal o globo – foto arquivo pessoal)

Além de impedir que qualquer pesquisa com pensamento crítico receba bolsa de estudo, o governo pretende cortar o financiamento de pesquisas em andamento.

Assim como na Inquisição, durante a Idade Média, a ideia é varrer qualquer pensamento que não esteja afinado com o pensamento ideológico odo governo. Para banir ideológicamente, sem se passar por ideológico, o governo diz que a medida é uma “despetização”.

Assim como nos piores momentos dos governos da Alemanha nazistas e da Rússia stalinista, o governo pretende eliminar os adversários ideológicos. Integrantes do governo Bolsonaro acusam qualquer crítica ao governo de “pestismo”, mesmo se a pessoa é um adversários do PT. Qualquer pensamento racional que critique o governo é chamado de pensamento petista.