.Por Susiana Drapeau.

Enquanto Ciro Gomes e Lula não se entenderem, a imbecilidade vai reinar e a democracia brasileira vai sendo mais e mais sufocada e destruída. Pode ser que esse entendimento chegue um dia tarde demais, mas nunca é tarde para ter esperanças.

(foto ricardo stuckert)

O governo Bolsonaro é ainda uma incógnita que começa a aparecer como uma grande ameaça à sociedade. A ligação com milicianos, as medidas à favor da corrupção, a concentração de polícia-política-econômica no Ministério da Justiça. O que se desenha é um Estado assustador.

Um entendimento entre Ciro e Lula é importantíssimo nesse momento e no futuro. Ciro Gomes, goste ou não, ganhou grande capital político com 13 milhões de votos. Sempre foi aliado do PT e, apesar das duras críticas, o que faz parte do jogo político, nunca o fez numa linha fascista. Pelo contrário, Ciro identificou e durante a campanha se posicionou contra o fascismo.

Lula está preso, mas sua liderança continua inabalável, sem contar com o capital político conquistado por Fernando Haddad. Mas Lula e Ciro são capazes de articular um grande movimento. Além disso, há outras figuras importantes que precisam articular uma pauta básica de defesa da democracia.

É hora de Ciro e Lula descerem das ilusões da democracia representativa e reconhecerem os riscos ainda maiores que estão por vir. A população brasileira deverá sofrer muito com o governo Bolsonaro, ainda que o Brasil não se arrisque em grandes atos de violências internas e externas. Um conflito com a Venezuela não está descartada, como disse Trump.

Não se vive mais a época de se pensar unicamente no partido, mas em frentes democráticas. O exílio de Jean Wyllys é apenas mais um aviso de que a situação já não é como era antes