Onyx Lorenzoni, colega do juiz Sérgio Moro no governo Bolsonaro, usou 80 notas fiscais de uma empresa de consultoria de um amigo seu de longa data. Os recibos permitiram receber R$  317 mil em verbas de gabinete da Câmara dos Deputados entre 2009 e 2018. As informações foram dadas pelo jornal Zero Hora na manhã de hoje, dia 8. Segundo o jornal,das 80 notas emitidas, 29 foram em sequência, o que indica Onyx como único cliente da empresa.

(foto valter campanato – ag brasil)

A empresa, chamada Office RS Consultoria Sociedade Simples, é de Cesar Agusuto Ferrão Marques, técnico em contabilidade também filiado ao DEM, como Onyx. Ele também trabalhou nas campanhas políticas de Onyx. Segundo o jornal, Marques não tem registro no Conselho Regional de Contabilidade, mas é o responsável pela contabilidade do DEM no Rio Grande do Sul.

Pelas informações coletadas pelo jornal, a empresa está inapta na Receita Fedeeral por omissão de valores ao fisco e tem R$ 117 mil em dívidas tributárias. No período compreendido entre janeiro de 2013 e agosto de 2018, não recolheu impostos, apesar de ter emitido 41 notas a Onyx.

Ao Zero Hora, Marques confirmou que trabalha com Onyx há quase 30 anos como consultor tributário. Mas disse que o ministro não é seu único cliente. Ele, que tem outra empresa, disse que emite parte das notas fiscais por uma empresa ou por outra devido a questões tributárias.

Já Onyx Lorenzoni, em nota oficial, disse que não há nada irregular. “A empresa sempre prestou os serviços e recebeu por eles, na forma da lei. Trata-se de consultoria tributária – não apenas para projetos meus e sim aconselhamento para todos os projetos em destaque nesta questão“, afirmou, dizendo que a empresa faz o acompanhamento da execução do orçamento geral da União para fins de emendas parlamentares. 

“Com relação aos recursos da campanha eleitoral, cabe esclarecer que a empresa prestou serviços para o partido e todos os candidatos”. Segundo ele, todas as contas foram aprovadas e há rígido acompanhamento sobre a questão. (Do GGN)