No próximo sábado (2/2), às 16h30, Abayomy Afrobeat Orquestra traz para o Jardim do Galpão do Sesc Campinas músicas dos últimos 10 anos de carreira em apresentação única e gratuita com o show “Afrobeat, Afrontas e Lacrações”.

(Foto: Joao Salomao)

Além de faixas dos álbuns Abayomy e Abra sua Cabeça, o setlist conta com releituras representativas para a banda, como Meus Filhos, Meu Tesouro (Jorge Ben), Baba Alapalá (Gilberto Gil) e canções da Orquestra Afro-Brasileira. Os músicos prometem também apresentar uma faixa inédita, parte do trabalho que será lançado ainda em 2019.

Neste novo ciclo, a sonoridade da Abayomy se volta ainda mais para a música brasileira, explorando ritmos do Norte e Nordeste do país. Expande as experimentações dentro da música africana e aprofunda a crítica social sem perder a verve dançante e divertida, que são características importantes do som da banda. “Temos que nos divertir e entreter. Acho que de alguma forma nos dedicar a isso vai ser a melhor resposta contra aqueles que nos entristecem. Estamos buscando explorar melhor a poesia dentro da mensagem e musicalmente queremos dar um passo adiante sempre. Já temos alguns esboços de músicas e temas já bem encaminhados e esperamos em breve mostrar algumas delas para o público”, comenta o vocalista e guitarrista Gustavo Benjão. 

A Abayomy nasceu no Rio de Janeiro como um tributo ao criador do afrobeat, o nigeriano Fela Kuti. Alguns dos 13 músicos já se conheciam, outros se conheceram nos ensaios no Cosme Velho. O que nenhum deles podia prever naquela época é que o show no primeiro Fela Day realizado no Brasil, em 2009, seria um sucesso e despertaria em todos uma vontade irresistível de levar o projeto a outro patamar. Então surge o nome Abayomy, uma celebração às raízes africanas e à convergência de energias e objetivos de seus integrantes: O significado em Iorubá é (entre outras coisas) “encontro feliz”. Com a banda batizada, o caminho natural foi buscar identidade própria, deixando que outras referências surgissem sem amarras, porém preservando a essência estética que os uniu. Assim, o primeiro álbum lançado, Abayomy (2012), é um disco de afrobeat brasileiro, com acento próprio, e com produção de André Abujamra. 

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

ABAYOMY AFROBEAT ORQUESTRA – AFROBEAT, AFRONTAS E LACRAÇÕES
A Abayomy é a primeira orquestra de afrobeat do Brasil. Neste show revisita seus dez anos de carreira com composições dos álbuns Abyomy e Abra sua Cabeça, além de interpretações de Jorge Ben, Gilberto Gil, Orquestra Afro-Brasileira e obras inéditas.
Dia 2, sábado, às 16h30. Jardim do Galpão. Grátis. Livre.