A força da arte no movimento de inclusão de pessoas na sociedade é uma das faces da nova exposição que o Subsolo – Laboratório de Arte abre no próximo sábado, dia 8 de dezembro. A mostra “Prismas” trará para o espaço cultural a inovação de um leilão de parede das obras expostas e fará a doação de 15% do valor total da arrecadado para o Núcleo de Ação Social (NAS), uma Organização Não Governamental (ONG) que atende cerca de 800 pessoas, direta e indiretamente, na região do Real Parque em Barão Geraldo. Os interessados terão a oportunidade de adquirir obras de arte de artistas renomados nacional e internacionalmente e também fazer parte da ação. O leilão acontecerá entre as 11h e 17h, na Rua Proença, nº 1.000, em Campinas (SP).

Bagunca, de Rochelle Costi (Foto: Rochelle Costi)

As obras de arte presentes em “Prismas” são de artistas plásticos e visuais, fotógrafos e pintores premiados em salões de arte e editais nacionais e internacionais, residências artísticas no exterior e que já realizaram diversas exposições coletivas e individuais. Para essa mostra, especificamente, os participantes foram “provocados” a criar obras de arte tendo como suporte o leque ou a sua forma, conforme convocação elaborada pelo professor doutor Andrés Hernández e o artista visual Danilo Lorena Garcia. “A concepção do Subsolo é ser um laboratório de arte e sob essa premissa sempre lançamos desafios para os artistas na busca de novas propostas e criações”, explica Hernández.

Os visitantes terão a chance de ver obras da pintora, escultora e artista intermídia Lydia Okumura, que participou da 12ª e 14ª Bienal, tendo sido premiada nesta última, e dos artistas plásticos Lygia Eluf, Sérgio Niculitcheff e Liam Porisse. A fotógrafa Rochelle Costi, que participou recentemente de bienal na China e já expôs no Subsolo, e Caroline Valansi também farão parte, assim como os artistas visuais Alex Orsetti, Edu Silva, Lucimar Bello Frange e tantos outros nomes reconhecidos no meio das artes.

Mantendo o foco em seu principal objetivo, que é dar visibilidade e fomentar à produção artística de Campinas e regional, o Subsolo trará para o leilão de parede artistas locais: Marisa Martins Carvalho, Cinthia Picelli, Vani Caruso, ALMA, Isabela Senatore, Sílvia Matos, Inez Fernandez e Pilar Del Sallum, são alguns dos nomes que estarão presentes e que já tiveram trabalhos expostos no espaço cultural.

Do valor total arrecado no leilão e da venda posterior, 15% será doado para (NAS). O restante do valor arrecadado será revertido em publicações para a divulgação da múltipla produção artística da cidade e região no contexto nacional e mundial.

O leilão de parede permanecerá aberto no período de 9 a 15 de dezembro, quando as obras de arte também poderão ser arrematadas. Para isso, o Subsolo manterá uma agenda especial: domingo (9/12), das 11h às 17h; de segunda a sexta-feira (10 a 14/12), das 9h às 17h e no sábado (15/12), das 11h às 17h. Fora desses horários, os interessados poderão entrar em contato pelos telefones (11) 94965-5722 e (11) 98259-0966

O Núcleo de Ação Social funciona desde 1996 e tem por objetivo impulsionar o desenvolvimento da autoestima e autossustentação das famílias que vivem na região e incentivar a formação de valores e virtudes de todos envolvidos no projeto, baseando-se no tripé família, educação e trabalho de pessoas residentes na região do bairro Real Parque, em Barão Geraldo, Campinas. De acordo com a ONG, são atendidos diretamente 200 pessoas e indiretamente 800, com idade entre 6 e 70 anos. Mensalmente são servidas cerca de 4 mil refeições. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “Primas” e leilão de parede
Abertura: sábado, 8 de dezembro
Horário: das 11h às 17h
Local: rua Proença, nº 1.000, no Jardim Proença, Campinas (SP)
Visitação: exclusivamente neste evento, o Subsolo funcionará nos seguintes horários: domingo (9/12), das 11h às 17h; de segunda a sexta-feira (10 a 14/12), das 9h às 17h e no sábado (15/12), das 11h às 17h. Em outros horários, os interessados poderão entrar em contato pelos telefones (11) 94965-5722 e (11) 98259-0966