3 Faces, de Jafar Panahi

Pela sétima vez consecutiva, o Sesc Campinas proporciona ao público da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a oportunidade de assistir a filmes que estiveram em cartaz durante a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Em 2018, serão exibidos 10 longas-metragens da 42ª edição do evento cinematográfico paulistano, que aconteceu entre 18 e 31 de outubro. No Teatro do Sesc Campinas, as exibições serão realizadas de 13 de novembro (próxima terça-feira) a 19 de dezembro, às 19h30 (com exceção do feriado do dia 20/11, quando a sessão será às 15h). A entrada é gratuita.

De acordo com Cássio Quitério, programador de Cinema do Sesc Campinas, o objetivo da Itinerância está em proporcionar à plateia filmes premiados e de qualidade que, na maioria das vezes, não são exibidos nas salas de cinema do Brasil. “Normalmente são filmes que não chegam aos circuitos comercias das capitais ou do interior. A importância reside em darmos acesso a esses conteúdos, proporcionando o contato não só com diferentes formas de fazer cinema, mas também com diferentes culturas”, destaca Cássio.

Guerra Fria, de Pawel Pawlikowski

Dentre os 300 filmes que integraram a mostra em São Paulo, os longas em cartaz em Campinas são oriundos de países de várias partes do mundo, entre os quais Irã, Índia, França, Dinamarca, Coreia do Sul, Noruega, Egito e Brasil, que se destacaram ou foram premiados em importantes festivais de cinema do mundo, como Cannes. Aliás, essa sempre foi a proposta da mostra paulistana: oferecer uma seleção de filmes contemporâneos do cinema mundial que apresenta um panorama das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas da produção audiovisual atual. Dos premiados no festival francês, os destaques da Itinerância ficam por conta de 3 Faces, filme vencedor de Melhor Roteiro; Em Chamas, Prêmio da Crítica; e Guerra Fria, Vencedor do Prêmio de Melhor Direção.

“O recorte da mostra é composto por novos filmes de cineastas consagrados, filmes vencedores de festivais internacionais e filmes de cineastas estreantes que estão despontando no cinema mundial. A proposta é mesclar filmes que os cinéfilos estão esperando, com apostas e descobertas da curadoria em suas visitas aos festivais internacionais. A plateia pode esperar ineditismo e diversidade nas obras cinematográficas que o Sesc Campinas exibirá neste ano, principalmente no quesito geográfico e multicultural. Afinal, vários filmes que circulam na Itinerância são produtos da união e da produção em conjunto de vários países e são culturas diversas e distintas”, destaca.

Dois bons exemplos desse harmônico intercâmbio são os longas Meu Querido Filho, com direção de Mohamed Bem Attia, cuja a produção é dividida entre Tunísia, Bélgica, França e Catar; e Pedro e Inês: O Amor Não Descansa, do diretor António Ferreira, filmado a partir da parceria entre Portugal, Brasil e França. “A coprodução é uma realidade forte na atualidade. Isso se dá por muitos motivos, tanto pela circulação de informações que temos, que promove um grande intercâmbio de conhecimentos e vivências, quanto pelas diversas formas de financiamento dessas produções. Muitas coproduções são frutos de países próximos culturalmente e fisicamente ou estão interessadas em contar a história do outro ou buscar intersecções entre nossas vidas”, conclui o programador.

Veja abaixo mais informações e a programação completa da Itinerância da Mostra no Sesc Campinas:

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Novembro

3 FACES
(Se Rokh, Irã, 2018, 100’, Direção: Jafar Panahi).
Filme vencedor de Melhor Roteiro no Festival de Cannes. Uma renomada atriz fica perturbada com o pedido de ajuda, em vídeo, de uma garota provinciana proibida por sua família de estudar no conservatório dramático de Teerã. A atriz abandona a filmagem e pede ao cineasta Jafar Panahi para ajudá-la a resolver o mistério dos problemas da menina.
Dia 13/11, terça, às 19h30. Classificação: 12 anos.

A Costureira dos Sonhos, de Rohena Gera

A COSTUREIRA DOS SONHOS
(Sir; França, Índia; 2018, 99’; Direção: Rohena Gera).
Em Mumbai, na Índia, a jovem viúva Ratna trabalha como serva de Ashwin, um homem de família rica. Ashwin parece ter tudo, mas Ratna percebe que ele desistiu de seus objetivos e está um pouco perdido. Por outro lado, ela, que parece não ter nada, vive cheia de esperanças e se esforça para realizar seus sonhos.
Dia 14/11, quarta, às 19h30. Classificação: 12 anos.

A ÁRVORE DOS FRUTOS SELVAGENS
(Ahlat Agaci; Turquia, França, Alemanha, Bulgária; 2018, 188’, Direção: Nuri Bilge Ceylan).
Sinan é apaixonado por literatura e sempre quis ser escritor. De volta à aldeia onde nasceu, ele se empenha em juntar o dinheiro que precisa para ter seu trabalho publicado, mas as dívidas do seu pai acabam o encontrando.
Dia 20/11, terça (feriado), às 15h. Classificação: 14 anos.

CULPA
(Den Skyldige; Dinamarca, 2018; 90’, Direção: Gustav Möller).
Em uma delegacia da Dinamarca, um policial está cuidando das chamadas de emergência da noite. Seu turno está quase no fim. Ele atende a uma ligação de uma mulher sequestrada. Com o telefone como sua única ferramenta, ele logo percebe que está lidando com um crime muito maior do que pensava.
Dia 27/11, terça, às 19h30. Classificação: 14 anos.

Dezembro

Em chamas, de Lee Chang-Dong

EM CHAMAS
(Boening; Coreia do Sul, 2018; 148’; Direção: Lee Chang-Dong).
Com Prêmio da Crítica no Festival de Cannes 2018, o filme é baseado no conto “Queimar Celeiros”, do escritor japonês Haruki Murakami. Nele, um entregador ajuda sua amiga que viaja para a África. Na volta, a garota o apresenta a um jovem enigmático que tem um hobby muito incomum.
Dia 4/12, terça, às 19h30. Classificação: 16 anos.

 

 

GUERRA FRIA
(Zimna Wojna; Polônia, França, Reino Unido, 2018; 84’; Direção: Pawel Pawlikowski).
Vencedor do Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes 2018, o filme retrata um amor impossível em tempos impossíveis, tendo como pano de fundo a Guerra Fria na década de 1950 na Polônia, em Berlim, na antiga Iugoslávia e em Paris. Uma história de amor entre duas pessoas de origens distintas e temperamentos diferentes.
Dia 12/12, quarta, às 19h30. Classificação: 16 anos.

MEU QUERIDO FILHO
(Weldi; Tunísia, Bélgica, França, Catar, 2018; 104’; Direção: Mohamed Bem Attia).
A vida que Riadh, um operador de empilhadeira, compartilha com a mulher, Nazli, gira em torno do único filho do casal, Sami. As repetidas crises de enxaqueca do rapaz causam muita preocupação aos seus pais. Mas, quando Sami parece estar melhorando, ele, de repente, desaparece…
Dia 13/12, quinta, às 19h30. Classificação: 14 anos.

Pedro e Inês: O Amor não descansa, de António Ferreira

PEDRO E INÊS: O AMOR NÃO DESCANSA
(Pedro e Inês; Portugal, Brasil, França, 2018; 120’. Direção: António Ferreira).
Inspirado na conhecida história de Pedro I e Inês de Castro, o filme apresenta Pedro, um homem internado num hospital psiquiátrico por viajar de carro com o cadáver da sua amada Inês para transformá-la em rainha depois de morta – , que recorda, simultaneamente, as vidas de Pedro de Portugal, na Idade Média, Pedro Bravo, no presente, e Pedro Rey, em um futuro.
Dia 14/12, sexta, às 19h30. Classificação: 12 anos.

UTØYA – 22 DE JULHO
(Utøya 22. Juli; Noruega, 2018; 92’; Direção: Erik Poppe).
Em 22 de julho de 2011, mais de 500 jovens em um acampamento político de verão em uma ilha nos arredores de Oslo foram atacados por um extremista armado. Mais cedo naquele dia, ele bombardeou um prédio do governo em Oslo, antes de seguir para a ilha de Utøya. Uma adolescente luta para sobreviver e encontrar sua irmã mais nova durante o assassinato em massa.
Dia 18/12, terça, às 19h30. Classificação: 16 anos.

YOMEDDINE
(Yomeddine; Egito, EUA,Áustria, 2018, 97’. LEG. Direção: A. B. Shawky).
Beshay, um homem que foi curado de lepra, nunca deixou a colônia isolada, no deserto do Egito, onde foi abandonado quando criança. Após a morte de sua mulher, ele finalmente decide partir em uma jornada em busca de suas raízes. Acompanhado de seu jumento e de Obama, um jovem órfão, Beshay cruza o país na esperança de encontrar uma família, um lar e um pouco de humanidade.
Dia 19/12, quarta, às 19h30. Livre.

O Teatro do Sesc Campinas fica na Rua Dom José I, 270/333, no Bonfim, em Campinas/SP. A entrada para a programação da Itinerância da 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo é gratuita. Para participar da programação, basta retirar o ingresso para cada sessão com duas horas de antecedência na Ilha de Atendimento do Sesc Campinas. Informações: Central de Atendimento – (19) 3737-1500.