Grupo Ninho de Teatro, do Ceará, apresenta dois espetáculos no LUME

O grupo Ninho de Teatro, coletivo cênico do Cariri (Ceará), que neste ano celebra uma década de trajetória, traz a Campinas, no LUME Teatro, os espetáculos “Poeira”, no dia 15, sábado, às 20h; e “Avental Todo Sujo de Ovo”, no domingo, 16, às 18h, ambos com entrada gratuita.

(Foto: Alex Hermes Easy Resize)

“Poeira” é uma homenagem aos mestres da tradição popular do Cariri. “O Cariri cearense, situado no extremo sul, é um território com expressiva presença ancestral de manifestações artísticas que se mantêm vivas através da passagem de saberes-fazeres. “Poeira” nos conduz a terreiros e memórias ancestrais. É uma travessia. É um movimento de pertencimento ao nosso lugar-raiz”, contextualiza a direção do espetáculo.

A montagem é resultado do projeto de pesquisa “Memórias de Mestres – a mímesis corpórea dos mestres da tradição popular do Cariri”, aprovado no Laboratório de Teatro 2014, do Porto Iracema das Artes – escola de Formação e Criação do Ceará, que teve orientação dos atores do LUME Teatro (SP), Jesser de Souza e Carlos Simioni; e oficina de dramaturgia da cena com Miguel Rubio Zapata – Yuyachkani, do Peru, e de voz com Ernani Malleta (MG).

Na dramaturgia, criação e interpretação estão Edceu Barboza, Elizieldon Dantas, Jânio Tavares, Joaquina Carlos, Monique Cardoso, Rita Cidade, Sâmia Oliveira e Zizi Telécio. A direção de cena é assinada por Edceu Barboza e Jesser de Souza.

O drama familiar e seus sentimentos são retratados na peça “Avental Todo Sujo de Ovo”. Com duração de 60 minutos, o dramaturgo cearense Marcos Barbosa traz à cena a dura convivência de uma relação familiar com suas limitações e inverdades.

O espetáculo convida o público para uma visita à casa de Alzira e Antero, um casal que convive há 19 anos junto à comadre Noélia. O enredo muda a partir da inesperada visita de Indienne Du Bois. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Espetáculo “Poeira”
Quando: 15 de dezembro, sábado, às 20h
Onde: LUME Teatro (Rua Carlos Diniz Leitão, 150 – Vila Santa Isabel – Barão Geraldo)
Classificação etária: 18 anos
Duração: 90 minutos
Entrada gratuita

Espetáculo “Avental Todo Sujo de Ovo”
Quando: 16 de dezembro, domingo, às 18h
Onde: LUME Teatro (Rua Carlos Diniz Leitão, 150 – Vila Santa Isabel – Barão Geraldo)
Capacidade: 70 lugares
Classificação etária: 14 anos
Duração: 60 minutos
Entrada gratuita

Recent Posts

Agência-café chega à Unicamp

Espaço no campus reúne coworking, cafeteria e atendimento financeiro em ambiente aberto à comunidade acadêmica…

2 hours ago

Sala dos Toninhos recebe treino aberto de Ballroom com Stacy Odara

Stacy Odara (imagem belíssima cassa de odara) A Sala dos Toninhos recebe nesta quinta-feira 12…

2 hours ago

Solo de teatro ‘Belmira’ traz para o centro da cena a violência nas escolas

(foto brendo trolesi - divulgação) A peça “Belmira” chega ao palco do Sesc Campinas na…

3 hours ago

Campinas terá torcida coletiva pelo Brasil no Oscar com transmissão ao vivo, curta e pipoca

(foto divulgação) No domingo, 15 de março, o espaço Paulistânia Desvairada, em Campinas, promove uma…

3 hours ago

Senado aprova o fim da lista tríplice para escolha de reitor das universidades

(foto senado federal) Uma vitória da ciência e da autonomia universitária contra o autoritarismo. O…

15 hours ago

Pensador Michael Löwy faz palestra em evento na Unicamp

(imagem reprodução) A ADunicamp sediará, no dia 11 de março, o seminário “Intelectuais, Sociedade e…

19 hours ago