.Por Roberto Ravagnani.

Chega o final do ano e uma correria começa, em busca de presentes, das festas de confraternizações, os últimos momentos para estudar e tentar recuperar o que não conseguiu fazer durante o ano todo e muitos a caça de um local para fazer um trabalho voluntário qualquer para mostrar que é uma boa pessoa e vai tentar em um único dia resgatar todo o tempo que poderia ter disposto durante o ano de 2018.

(foto paula mondragon cc)

Ufa, é por isso que o mês de dezembro parece ser tão maluco e ainda temos que considerar que ele é um pouco mais curto pois temos o natal e o ano novo que são feriados nacionais, portanto haja folego.

Vou tratar do que me compete o trabalho voluntário e as doações, que não citei acima, mas elas também costumam acontecer em larga escala neste período.

Vamos lembrar de um ponto importante para aqueles que doam alimentos no final do ano, as pessoas sentem fome o ano inteiro, portanto não espere os últimos dias para fazer isso, faça de forma natural durante o ano mesmo que em pequena escala, tenha certeza que será importante para muitos que tem fome.

Se pretende doar dinheiro, o exposto acima vale para este, se for doar panetones, ok, tem mais haver com o final do ano, mas se for doar brinquedos, lembre-se que existem o dia da criança e o aniversário delas todas durante o ano que você pode fazer a diferença.

Não entendam como uma crítica, só uma organização para que as organizações não recebam muito no final do ano e passem o restante do próximo ano inteiro à mingua.

Com relação ao trabalho voluntário, se for de Papai Noel, realmente deve fazê-lo agora, pois ficaria um pouco esquisito o bom velhinho aparecer em maio, mas se for qualquer outro, as organizações precisam destes aliados das causas sociais durante todo o ano e você na maioria das vezes será muito mais útil durante o ano do que junto com um monte de outros voluntários tumultuando o final de ano.

Lógicoque eu posso falar isso, mas as organizações jamais vão dizer issoa um voluntário, pois são educadas e não querem que você suma ounão volte mais, os voluntários são importantes. Portanto a dicaque dou é organize-se para ter um dezembro menos tumultuado e um anomais arrumado.

Roberto Ravagnani  é jornalista e consultor.