O coral Vozes de Angola se apresentará no Teatro do Sesc Campinas na próxima sexta-feira (7), às 19h30. Fundado em 2001, no Instituto Paranaense de Cegos, em Curitiba, o coral é formado por angolanos com deficiência visual, refugiados da guerra civil que assolou o país africano por mais de três décadas e que vieram ao Brasil em busca de melhores condições de vida.

(Foto: Lorena Cecconello Guimaraes)

Para a apresentação em Campinas, o coral contará com as vozes de Amarilis Américo, Isabella D’ Leon, Jacob Cachinga, Mila Cussama, Manuela Reis, Prud Santiago e Rui Kelson, sob a regência de Viviane Kubo e acompanhamento musical do compositor e multi-instrumentista Wilson Madeira.

O repertório eclético do grupo é recheado de cantigas folclóricas em dialeto africano, música popular brasileira, gospel, spiritual, internacionais diversas, além de composições autorais cantadas à capela ou com o acompanhamento de teclado e percussão. Destaque a Humbi Humbi (música folclórica de Angola), Mbube Wimoweh (tema da animação O Rei Leão, assinado por Solomon Linda), Happy Day (Edwin Hawkins), Trem Bala (Ana Vilela), Não quero dinheiro (Tim Maia), Redemption Song (Bob Marley), bem como Eu quero a paz, África e Esperança, de Wilson Madeira.

“Quando está triste, o africano canta. Quando está alegre, ele também canta. A música tem um significado muito especial para a nossa cultura. Com o nosso coral, queremos mudar a vida das pessoas, já que ele foi responsável pela mudança da minha e pela de todos os integrantes do grupo. A música é a linguagem do mundo. Por meio dela, os preconceitos deixam de existir, os problemas podem ser superados e conseguimos ultrapassar barreiras. Não há obstáculo para quem tem o canto na alma. É justamente esse sentimento que desejamos passar à plateia em nossas apresentações”, conta Marcela Mizelaque, integrante do coral.

A apresentação é gratuita (retirada de ingressos na Ilha de Atendimento a partir de 2 horas antes do início da atividade) e faz parte de uma série de atividades artísticas em diferentes linguagens que serão realizadas no Sesc Campinas até o dia 9 de dezembro integrando a Semana Modos de Acessar, ação promovida pelas unidades do Sesc de São Paulo em sintonia com o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.

A programação em Campinas traz diversos espetáculos (monólogo O Subnormal: Uma História de Baixa Visão, Slam do Corpo, do Corposinalizante; além da apresentação do coral Vozes de Angola), contações de histórias (Contos, Cantos e Encantos, com Aura Ribeiro), oficina (Costura Inclusiva: Costurando Histórias, com Zina Leal), bate-papos (Fotografia Cega, com João Maia, e Aventuras dos sentidos, com Artur José Squarisi de Carvalho e Benedito Franco Leal Filho), vivências (Fotografia Cega: O Light Painting, com João Maia) e intervenções (Pequeno Príncipe Sensorial, com o Grupo Sensus).

“Trata-se de uma série de atividades com viés educativo acerca dos mecanismos de acessibilidade na prática, que incentivam o protagonismo das pessoas com deficiência, com condições para sua inclusão em todos os aspectos: cultural, esportivo, educativo e cidadão. As reflexões e as ações caminham para a transformação de barreiras físicas em acessos possíveis, muros de comunicação em fluidez, além dos avanços tecnológicos, visando fortalecer o direito à cidade, com autonomia, inclusão e diversidade”, destaca Valquiria Pinheiro, programadora cultural do Sesc Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)