No dia 5 de dezembro, a partir das 19h, acontecerá no espaço Goma Arte e Cultura no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, a festa ‘HAJA TORTA’, evento que tem como objetivo a arrecadação de fundos para campanha de financiamento coletivo que garante a continuidade da Torta – espaço cultural independente localizado no Centro de Campinas.

(Foto: Daniel P. Carvalho)

Artistas e produtores culturais se solidarizaram pelo espaço que já abrigou, em dois anos de atividade, inúmeros eventos culturais gratuitos e se colocam em apoio na articulação do evento que contará com doze músicos e parceria com o Ponto de Cultura e Memória Ibaô.

Paula Monterrey, artista gestora e curadora da Torta, acredita que “a festa, para além de cumprir sua função beneficente, acima de tudo é um importante comprovador do quanto o cenário cultural de Campinas está ativo e articulado. Na produção cultural a prática do financiamento colaborativo (‘Crowdfunding’) tem ganhado espaço nos últimos anos. É uma nova forma de organizar as antigas ‘vaquinhas’ dentro de teorias da economia colaborativa. É a uma maneira das pessoas patrocinarem projetos culturais nos quais acreditam, criando redes de ação e mantendo, dessa forma, a cultura viva”.

Dentre as recompensas da ‘Torta Aberta’, nome da campanha que está disponível na plataforma da Benfeitoria, estão as parcerias artístico culturais com os artistas Andrea Mendes, Babi Fontana, Camillat e Caio Gusmão Ferri, Fresz, Waldomiro Mugrelise, Fernanda Grigolin, Hellen Audrey e Xilomóvel e envolvem performances públicas, trabalhos artísticos, cursos, gravuras, livros, entre outros trabalhos.

A festa conta com apresentações do duo de punk dançante Cama Rosa, da banda de mulheres Tosca, discotecagem de DJ Pagu e de Ruffneck Sound, batucada com Bateria Alcalina, música experimental com Waldomiro Mugrelise, Wutz, Vagné e set de Anderson Kaltner.

Inaugurado em 2016, o espaço Torta – espaço para um dedo de prosa tem se configurado ao longo de seus dois anos de atuação na região central como espaço de convívio e trocas criativas de forma gratuita. Fundado a princípio para realização de exposições de artes visuais, hoje a Torta conta com programação diversa em parceria e articulação constante com agentes culturais do interior e capital sendo palco de propostas musicais, lançamento de livros, rodas de conversa e oficinas dos mais variados temas, tendo como metodologia principal a simplicidade e a garantia do acesso e da pertença. Dentre as parcerias, recebeu por dois anos consecutivos programações paralelas da Feira Sub de arte gráfica e publicações independentes e é parte do projeto Trânsito Livre, circuito de visitação a espaços independentes do centro e vila industrial.

A Goma Arte e Cultura, localizada em Barão Geraldo, é um lugar que deseja produzir encontros ricos em vivências, articulando diferentes registros de criação, como arte, cultura, poesia, música, alimentação, saúde e corpo, para proporcionar experimentações microssociais. É um espaço que surgiu a pouco tempo e que quer vincular-se às pessoas que lutam e resistem pela recomposição das práxis humanas nos mais variados domínios, preocupados na criação de subjetividades que possibilitem um mundo mais livre e sustentável. Um espaço de cultura e arte que também oferece vários serviços por meio de parcerias com o “Tatu Stúdio” do tatuador João Slim, ‘Navalharia’ da cabelereira e barbeira do salão agênero, Isadora Santiago, o restaurante Azedinho Doce e o Brechó ‘Trapos’. A Goma abre de terça a sábado das 14h às 22h e de domingo das 14h às 21h.

O instituto Baobá de Cultura e Arte – IBAÔ foi fundado em 2007, fruto do histórico que se inicia na década de 1982 a partir da atuação do mestre de capoeira Tedi Wilson de Souza, ou Mestre Tedi, como era conhecido, no bairro Padre Manoel da Nóbrega em Campinas-SP. As práticas culturais desenvolvidas no espaço envolvem o exercício da capoeira e das africanidades, potencializando as referências culturais da comunidade e das suas identidades. O espaço Ibaô propõe atividades abertas ao público que interagem múltiplas linguagens artísticas, formas e expressões. Além da atuação direta na promoção e valorização das tradições, expressões e manifestações culturais afro-brasileiras, a instituição articula ações de promoção do acesso e democratização de direitos básicos da comunidade, estejam eles ligados à cultura, educação, saúde, trabalho e renda, atuando por intermédio da cultura diretamente em territórios de vulnerabilidade social. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Festa – HAJA TORTA
Quando: 05 de Dezembro
Horário: 19h às 01h
Local: Goma – Av. Santa Isabel, 518 – Barão Geraldo – Campinas
Entrada R$5,00
Indicação livre
Para colaborar com a campanha, acesse este link.