Depois de se debruçar sobre uma trilogia dedicada à psicomotricidade para o público adulto, o coreógrafo e pesquisador renomado Ivaldo Bertazzo resolveu dar um passo atrás para tratar da compreensão dos movimentos do ser humano da gestação à adolescência. O resultado está impresso no livro Fases da Vida, publicado pelas Edições Sesc. Em Campinas, o lançamento, que contará com bate-papo com o autor e sessão de autógrafos, será realizado na próxima sexta-feira (30), às 20h, no Teatro. Os exemplares estarão à venda por R$ 68. No mesmo dia, das 14h às 17h30, o coreógrafo ministrará um workshop no Ginásio. Para participar das duas atividades gratuitas, basta retirar os ingressos na Ilha de Atendimento a partir de 2 horas antes de cada programação.

(Foto: Kiko Ferrite)

A nova publicação de Ivaldo Bertazzo explica a psicomotricidade, faculdade cuja compreensão é fundamental para estimular o desenvolvimento do ser humano desde seus primeiros meses de existência e que se estende por toda a vida. Nesse sentido, Fases da Vida aborda as principais etapas do desenvolvimento psicomotor do pré-natal até o fim da infância e início da adolescência, período não contemplado especificamente nos livros anteriores de Bertazzo.

“Meu objetivo ao escrever o livro foi garantir que qualquer pessoa (pais, mães, irmãos mais velhos, tios, avós, cuidadores e professores) entenda e aprenda mais sobre o desenvolvimento humano e a psicomotricidade, aspectos essenciais para desenvolvermos o afeto e o intelecto. A linguagem clara e acessível da publicação permite construir uma rede de pensamentos para a identificação de sinais positivos ou urgentes de serem cuidados e tratados. O livro ajuda a entender cada fase de desenvolvimento e a construir na criança, no jovem ou mesmo no adulto a percepção da nossa manutenção”, destaca Ivaldo Bertazzo.

Há fórmula para envelhecer com saúde? Reeducar os movimentos nas primeiras fases da vida seria um bom caminho? O coreógrafo diz que sim. “O nosso desconhecimento de como administrar e desenvolver nossa própria motricidade trará, pouco a pouco, dificuldades psíquicas e intelectuais. Porém, a estimulação em cada etapa do desenvolvimento motor, desde o útero até a adolescência, contribui para um amadurecimento e um envelhecimento mais íntegros. É esse o meu trabalho desenvolvido por meio do Método Bertazzo de Reeducação do Movimento”.

O livro Fases da Vida traz um diferencial. Trata-se de uma série de ilustrações e vídeos acessíveis por QR Codes que conduz o leitor, de forma didática e dinâmica, à aplicação de exercícios práticos e manobras articulares e musculares que estimulam a psicomotricidade nas primeiras fases da vida. Os vídeos podem ser acessados pelo site www.sescsp.org.br/fasesdavida.

Professor e coreógrafo com larga experiência no estudo do movimento, Ivaldo Bertazzo tem dedicado a vida a explicar e a ensinar como o ser humano pode se exercitar em qualquer idade. Por meio do Método Bertazzo, ele propõe que as pessoas revejam hábitos do dia a dia e experimentem novas maneiras de preservar e reeducar seus movimentos. No workshop que será ministrado no Sesc Campinas, Ivaldo Bertazzo tratará especificamente de dois públicos: crianças e idosos.

“Trabalharei as fases da escrita: o que devemos estimular em uma criança antes de ser alfabetizada, as questões psicomotoras, organização do braço, exercício com bastões, memória espacial e percepção do espaço. É interessante ressaltar que essas mesmas questões se aplicam aos idosos, com os quais trabalhamos também a manipulação e a organização do olhar. A criança está no ganho, precisa ser estimulada, e o idoso está na perda, precisa ser reestimulado”, conclui Ivaldo.

Ivaldo Bertazzo trabalha desde os anos 1970 na educação do corpo e na transformação do gesto como manifestação da própria individualidade. Bertazzo viajou o mundo incorporando movimentos e a cultura gestual de diversos lugares ao seu trabalho até criar, em 1976, a Escola de Reeducação do Movimento e o Método Bertazzo de Reeducação do Movimento.

Hoje, Ivaldo trabalha diretamente com as áreas da saúde, da educação, da arte e também do esporte com o objetivo de formar profissionais capacitados na aplicação do Método Bertazzo em suas atividades cotidianas. Para isso, ministra cursos, oficinas e workshops pelo Brasil.

Ao trabalhar com adolescentes em zonas de risco, em 2002, recrutou jovens de ONGs de várias regiões e deu início ao projeto Dança Comunidade, em parceria com o Sesc SP. Desse projeto nasceram os espetáculos Samwaad — Rua do encontro e Milágrimas, apresentados no Brasil, na França e na Holanda. Em 2006, fundou a Cia. TeatroDança, com a qual recriou espetáculos como Mar de Gente, Kashmir Bouquet e Noé Noé!. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Workshop
Sexta-feira (30), das 14h às 17h30, no Ginásio do Sesc Campinas. Para participar, basta retirar o ingresso gratuito na Ilha de Atendimento a partir de 2 horas antes de cada programação. Classificação etária: 18 anos.

Lançamento do livro
Sexta-feira, às 20h, no Teatro do Sesc Campinas. Para participar, basta retirar o ingresso gratuito na Ilha de Atendimento a partir de 2 horas antes de cada programação. Classificação etária: Livre. Os exemplares estarão à venda por R$ 68.

O Sesc Campinas fica na Rua Dom José I, 270/333, no Bonfim, em Campinas/SP
Informações: Central de Atendimento – (19) 3737-1500