No próximo dia 10, sábado, às 16h30, no Galpão Multiuso do Sesc Campinas, o cantor e compositor Tunai e o pianista e maestro Wagner Tiso apresentam as canções eternizadas na voz de Elis Regina, uma das maiores representantes da Música Popular Brasileira.

(Foto: Jose Luis Pederneiras)

Os mineiros Tunai e Wagner Tiso encontraram-se no palco para homenagear Elis Regina. O resultado foi batizado de Saudade da Elis, que já passou por Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Salvador, além de uma turnê em Buenos Aires. Aliás, se estivesse viva, a Pimentinha, como a cantora gaúcha era conhecida, teria completado 73 anos.

O fascínio de Tunai pela cantora vem de longa data. “A primeira vez que ouvi Milton Nascimento, Edu Lobo, Gilberto Gil, Baden Powell, Tom Jobim, Ivan Lins, entre outros grandes artistas, foi na voz de Elis. Lembro-me de ter conhecido ‘Elis Rainha’ em 1972 no show É Elis (direção de Mièle e Bôscoli), no Teatro da Praia, no Rio de Janeiro, tendo então sido apresentado a ela pelo meu irmão João Bosco, que emplacou, junto com Aldir Blanc, 28 músicas na voz dela”, relembra Tunai.

Para o show, Tunai e Tiso pescaram 22 sucessos interpretado por Elis Regina ao longo da profícua carreira, entre as quais As Aparências Enganam, do próprio Tunai em parceria com Sérgio Natureza; O Bêbado e a Equilibrista, de João Bosco e Aldir Blanc; Maria, Maria, de Milton Nascimento e Fernando Brant; O Trem Azul, de Lô Borges e Ronaldo Bastos; Madalena, de Ivan Lins e Vitor Martins; Mucuripe, Belchior e Raimundo Fagner; Atrás da Porta, Francis Hime e Chico Buarque; e Casa no Campo, Tavito/Zé Rodrix.

“Confesso que não foi fácil chegar a esse repertório, que, aliás, foi feito há uns 10 anos (no show “Eternamente Elis”, em 2002), antes da belíssima homenagem que Maria Rita fez à sua mãe. Posso dizer que estou muito feliz ao me apresentar nesse show com o auxílio luxuoso do grande artista e parceiro da vida inteira de Milton Nascimento e também de Wagner Tiso, com quem tive o enorme prazer de me apresentar várias vezes. Saudade da Elis me faz sentir que ela está com a gente, maravilhosa como sempre, influenciando as novas cantoras com sua voz belíssima, num repertório eclético e certeiro”.

Repertório

1. BERIMBAU ASSANHADO (medley de Tunai para as músicas Berimbau, Consolação, Canto de Ossanha (Baden Powell/Vinícius de Moraes), Lapinha (Baden Powell/Paulo Cesar Pinheiro) e Upa Neguinho (Edu Lobo/Gianfrancesco Guarnieri)
2. AS APARÊNCIAS ENGANAM (Tunai/Sérgio Natureza)
3. CERTAS CANÇÕES (Tunai/Milton Nascimento)
4. MARIA, MARIA (Milton Nascimento/Fernando Brant)
5. CANÇÃO DO SAL (Milton Nascimento)
6. VENTO DE MAIO (Telo Borges/Lô Borges/Márcio Borges)
7. ETERNAMENTE (Tunai/Sérgio Natureza/Liliane)
8. EU SEI QUE VOU TE AMAR (Tom Jobim/Vinícius de Moraes)
9. O BÊBADO E A EQUILIBRISTA (João Bosco/Aldir Blanc)
10. AGORA TÁ (Tunai/Sérgio Natureza)
11. FOLHAS SECAS (Guilherme de Brito/Nelson Cavaquinho)
12. MADALENA (Ivan Lins/Vitor Martins)
13. MUCURIPE (Belchior/Raimundo Fagner)
14. ATRÁS DA PORTA (Francis Hime/Chico Buarque)
15. CASA NO CAMPO (Tavito/Zé Rodrix)
16. AS CURVAS DA ESTRADA DE SANTOS (Erasmo Carlos/Roberto Carlos)
17. O TREM AZUL (Lô Borges/Ronaldo Bastos)
18. PARA LENNON E McCARTNEY (Lô Borges/Márcio Borges/Fernando Brant)
19. NADA SERÁ COMO ANTES (Milton Nascimento/Ronaldo Bastos)
20. FASCINAÇÃO (F. Marchetti/M. Feraudy/versão: A. Lousada)
21. CORAÇÃO DE ESTUDANTE (Wagner Tiso/Milton Nascimento)
22. FRISSON (Tunai/Sérgio Natureza)