O Cine CPFL exibirá nos dias 28 e 29 de novembro o filme de animação “Café um Dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. As sessões são gratuitas, às 19h. Na primeira delas, haverá bate-papo com o diretor.

O longa-metragem tem início com o encontro de um casal de amigos – Vera Holtz e Wandi Doratiotto – para tomar um café. Num diálogo descontraído e bem-humorado, eles contam a história da bebida mais popular do país, sua entrada no Brasil, e a influência que o cultivo do café teve na política, economia e arte do país, passando inclusive por questões como a escravidão e a imigração. A obra foi vencedora do Festival Arraial Cine Fest, além de ter sido exibida em festivais em Portugal, Moçambique e Brasil.

O Núcleo de Cinema de Animação de Campinas é uma entidade com 44 anos de existência, sendo, portanto, uma das pioneiras da animação no Brasil. São duas linhas de produção de filmes de animação: os trabalhos autorais, realizados individualmente pelos diretores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Já foram realizados mais de 2500 oficinas e cursos de animação por todo o Brasil e no exterior para adultos e crianças, através de uma metodologia própria que prioriza o traço autoral de cada aluno/autor e que resultaram em mais de 300 filmes.

Além de “Café, um dedo de Prosa”, primeiro longa-metragem de Maurício Squarisi, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas também lançou, no mesmo 2017, o longa “História Antes de uma História, de Wilson Lazaretti. Para saber mais sobre o Núcleo, seus filmes e suas atividades, basta acessar o blog e a página no Facebook (Carta Campinas com informações de divulgação)

“Café, um Dedo de Prosa” no Cine CPFL
(Brasil, 2017, 72 min, 16 anos)
Entrada gratuita, a partir de uma hora antes de cada sessão
Local: Instituto CPFL – Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas
Datas:
28 de novembro de 2018, às 19h: sessão debate com Maurício Squarisi
29 de novembro de 2018, às 19h
Mais informações AQUI