Grupo socialista do Partido Democrata cresce nos Estados Unidos após eleição de Trump

A ascensão de Donald Trump (do Partido Republicano) ao governo dos EUA tem fortalecido o grupo chamado de DSA (ou socialistas-democráticos) dentro do Partido Democrata.

Segundo reportagem da BBB Brasil, os socialistas democráticos (DSA, na sigla em inglês para Socialistas Democráticos da América) passaram, em apenas três anos,  de 5.000 membros para 52.000 (entre 2015 e 2018).

Segundo Kristian Hernandez, copresidenta da DSA do norte do Texas,  houve picos de aumento das filiações quando Trump ganhou a eleição, quando assumiu o cargo e, praticamente, toda vez que o governo tomou uma decisão muito opressiva ou incomodou as pessoas nos últimos dois anos.

Um dos destaques dessa grupo que continua crescendo é Alexandria Ocasio-Cortez, uma jovem de 28 anos que conseguiu a candidatura por Nova York à Câmara de Representantes. Ela venceu políticos democratas tradicionais nas prévias e poderá se tornar a mulher mais jovem a ocupar um cargo na Câmara.

Segundo a reportagem da BBC, o socialismo democrático pregado pelo grupo não é a defesa de um Estado socialista. “O que essa ala mais à esquerda do Partido Democrata propõe são medidas que regulem a economia americana de maneira democrática, fazendo, por exemplo, as grandes empresas agirem a favor dos interesses da população; eles também querem aumento real do salário mínimo e melhorar a igualdade social com o Estado oferecendo saúde e educação gratuitas”, informou. (Veja informação integral na BBC)

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

15 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

17 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

20 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

20 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

21 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

2 days ago