Segundo reportagem da BBB Brasil, os socialistas democráticos (DSA, na sigla em inglês para Socialistas Democráticos da América) passaram, em apenas três anos, de 5.000 membros para 52.000 (entre 2015 e 2018).
Segundo Kristian Hernandez, copresidenta da DSA do norte do Texas, houve picos de aumento das filiações quando Trump ganhou a eleição, quando assumiu o cargo e, praticamente, toda vez que o governo tomou uma decisão muito opressiva ou incomodou as pessoas nos últimos dois anos.
Um dos destaques dessa grupo que continua crescendo é Alexandria Ocasio-Cortez, uma jovem de 28 anos que conseguiu a candidatura por Nova York à Câmara de Representantes. Ela venceu políticos democratas tradicionais nas prévias e poderá se tornar a mulher mais jovem a ocupar um cargo na Câmara.
Segundo a reportagem da BBC, o socialismo democrático pregado pelo grupo não é a defesa de um Estado socialista. “O que essa ala mais à esquerda do Partido Democrata propõe são medidas que regulem a economia americana de maneira democrática, fazendo, por exemplo, as grandes empresas agirem a favor dos interesses da população; eles também querem aumento real do salário mínimo e melhorar a igualdade social com o Estado oferecendo saúde e educação gratuitas”, informou. (Veja informação integral na BBC)