A ascensão de Donald Trump (do Partido Republicano) ao governo dos EUA tem fortalecido o grupo chamado de DSA (ou socialistas-democráticos) dentro do Partido Democrata.

Segundo reportagem da BBB Brasil, os socialistas democráticos (DSA, na sigla em inglês para Socialistas Democráticos da América) passaram, em apenas três anos,  de 5.000 membros para 52.000 (entre 2015 e 2018).

Segundo Kristian Hernandez, copresidenta da DSA do norte do Texas,  houve picos de aumento das filiações quando Trump ganhou a eleição, quando assumiu o cargo e, praticamente, toda vez que o governo tomou uma decisão muito opressiva ou incomodou as pessoas nos últimos dois anos.

Um dos destaques dessa grupo que continua crescendo é Alexandria Ocasio-Cortez, uma jovem de 28 anos que conseguiu a candidatura por Nova York à Câmara de Representantes. Ela venceu políticos democratas tradicionais nas prévias e poderá se tornar a mulher mais jovem a ocupar um cargo na Câmara.

Segundo a reportagem da BBC, o socialismo democrático pregado pelo grupo não é a defesa de um Estado socialista. “O que essa ala mais à esquerda do Partido Democrata propõe são medidas que regulem a economia americana de maneira democrática, fazendo, por exemplo, as grandes empresas agirem a favor dos interesses da população; eles também querem aumento real do salário mínimo e melhorar a igualdade social com o Estado oferecendo saúde e educação gratuitas”, informou. (Veja informação integral na BBC)