A exposição “À Margem do Tempo”, da artista Stella Mariz, entra em cartaz no Museu de Arte Contemporânea de Campinas ‘José Pancetti’ (MACC) na próxima sexta-feira, 9 de novembro, e permanece em cartaz até 16 de janeiro.

(Foto: Arquivo PMC)

A mostra reúne uma série de paisagens de uma viagem a Portugal em que a artista fotografou as ruínas do Castelo de Marialva. A partir destas imagens, criou composições como espaços em que relaciona ruínas e paisagens ao verde da nossa vegetação tropical.

“Cada trabalho é uma conversa entre tempos e espaços, plena de significados e emoções, em que rompe-se a imobilidade e o silêncio da pedra. Desta ruptura, nascem os rios vermelhos que escorrem das ruínas”, reflete.

Segundo a artista, as ruínas, nestas composições, são como estados de impermanência, que se contrapõem às paisagens urbanas contemporâneas, não possuindo um tempo definido. Situam-se num vácuo temporal, porque interessa pensar o presente e o passado não como situações opostas, mas como espelhos. Refletir a memória é pensar o presente. É avaliar a nossa transitoriedade e a nossa instabilidade no momento presente.

Stella Mariz reside e trabalha no Rio de Janeiro. Nascida no Porto, Portugal, viveu na Europa e Estados Unidos, e só veio para o Brasil na adolescência. Teve contato precoce com arte clássica europeia e arte moderna norte-americana. As influências deste convívio são marcantes em toda sua trajetória. Desde cedo trabalhou como escultora com vários materiais como bronze, cerâmica, resinas e cimento. Nos últimos anos passou a usar tecidos sintéticos, pele de cabra e pergaminho.

Médica de formação, fez pós-graduação em História da Arte e Arquitetura no Brasil e em Arte e Filosofia (Universidade Católica – RJ), desenho no Museu de Arte Moderna (RJ), residência artística nos EUA no Art Students League (Nova York) e The Art League School (Alexandria, Virginia), frequentou cursos de Escultura, e de práticas artísticas nas dimensões da paisagem, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “À Margem do Tempo”, de Stella Mariz
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro, Campinas)
Visitação: 9 de novembro/2018 a 16 de janeiro/2019.Terça a sábado, 10h às 18h | quinta, 10h às21h | domingo e feriados, 9h -12h
Entrada gratuita