Cerca de 30 presidiárias de Campinas estão terminando este ano o curso “Mulheres na Economia Solidária”, que foi oferecido pelos pesquisadores do Centro de Tecnologia Renato Archer, autarquia federal vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação que funciona em Campinas.

(foto ilustrativa Gov BA cc)

O curso visa ser uma ferramenta de política pública para a inclusão de pessoas egressas do Sistema Prisional Brasileiro. Ele nasceu como uma parte das atividades desenvolvidas pela equipe que investiga mais amplamente as políticas públicas disponíveis e possíveis para pessoas egressas do Sistema Prisional Brasileiro.

O curso é dado em 10 encontros no total, com temas que vão desde autogestão, cooperação em economia solidária, noções básicas de cadeia produtiva, formalização de uma cooperativa, legislação e finanças solidárias. Os pesquisadores esperam que as alunas concluam e recebam o certificado de conclusão dia 17 de dezembro, quando haverá uma confraternização.

A proposta do Centro Renato Archer deve ser oferecino no próximo ano, além da continuidade do acompanhamento das egressas do curso ao longo de 2019.

Angela Maria Alves (foto divulgação)

O curso foi elaborado pelo Laboratório poli. TIC, que realiza pesquisas em políticas públicas em tecnologia da informação.

Ele foi idealizado e é supervisionado por Angela Maria Alves, servidora federal, engenheira atuante na área de software e pesquisadora na área de formulação de políticas públicas.

Segundo ela, esse trabalho é resultado da articulação e integração com diversos parceiros, entre eles, a equipe da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unicamp.

O curso vem ocorrendo desde o início de outubro de 2018 no Jardim Bassoli, na periferia da região noroeste de Campinas, possibilitado também pela equipe do Projeto Gente Nova – PROGEN, que é parceiro a iniciativa.